“Uma explosão de sabor”. Esse é o novo slogan do bar onde uma coxinha explodiu no rosto de um cliente, contou Christian de Souza Amaral, proprietário do local, nesta quinta-feira (19). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Mesmo com a repercussão e com o susto, Christian conta que o acontecimento está sendo tratado com bom humor tanto pelos funcionários do bar quanto pelo homem “atingido” pelo salgado.

— É mais uma experiência que a gente leva pra vida. Graças a Deus meu cliente continua frequentando o bar, levou pro lado do humor. A gente criou um slogan novo, “uma explosão de sabor” — contou ele no programa Encontro.

O vídeo que viralizou nas redes sociais nessa quarta-feira (18) mostra o momento que a coxinha explode e a massa “voa” para todos os lados. Ela atinge o cliente e, segundo o dono do bar, o balcão e o teto. Após a explosão, o alimento solta um vapor.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo do momento

Christian diz não acreditar no ocorrido até agora, e que nunca ouviu falar em algo parecido. Ele disse também que o cliente fiel continua visitando o local.

— Ele já teve aqui já no outro dia, se tornou mais cliente ainda, mas pegou um ranço de coxinha, não quer comer coxinha aqui não […] Agora tô morrendo de medo de fritar coxinha, e minha funcionária também — riu.

“Parecia uma bomba”

— Parecia ser um barulho de pneu estourando […]. Fiquei em estado de choque vendo a massa grudar no rosto dele, em mim… Parecia uma bomba — recorda Christian de Souza Amaral, que estava na frente do homem quando o incidente aconteceu.

O que explica a explosão?

Um dos motivos que podem explicar a explosão é o preparo, conforme explica a cientista Laura Marise, doutora em biociências e biotecnologia.

Continua depois da publicidade

Isso porque, na hora de “fechá-la”, pode ter ficado uma pequena quantidade de ar entre o recheio e massa do alimento.

Neste caso, o ar que ficou na coxinha e foi aquecido na fritura pode ter expandido e gerado uma pressão interna. A especialista explica que a pressão que se formou dentro do alimento não rompeu a massa imediatamente porque, quando feita com farinha de trigo, ela é bastante forte e tem um teor alto de glúten, o que a torna resistente.

Por isso, ela liberou a pressão de forma “abrupta” somente ao ser mordida, gerando a explosão.

Como evitar acidentes como esse?

O cozinheiro curitibano Rui Morschel sugeriu à reportagem do g1 que as pessoas, antes de comer, abram a coxinha com a mão. Isso fará com que o vapor saia e pode evitar este tipo de acidente.

Continua depois da publicidade

— É só fazer igual ao pastel, que é muito comum já. Ao invés de comer, tira um pedacinho com a mão, pro vapor não queimar a boca. É só fazer isso também com a coxinha, pra tomar cuidado — esclarece.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

WhatsApp lança atalho para exibir chave Pix no perfil; veja como funciona

VÍDEO: Cabos arrebentam, navio fica à deriva no Porto de Itajaí e prático evita desastre

Panetone tem álcool? Entenda como comida de Natal pode causar teste de bafômetro positivo