Uma explosão de casos de virose nos últimos dias em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, tem lotado o Pronto Atendimento do município. A cidade de 34 mil habitantes — que na alta temporada chega a 250 mil — atendeu em três dias, em uma única unidade de saúde, mais de mil pacientes com as mesmas queixas. Para a secretaria de Saúde, a causa são os “excessos” cometidos por turistas e moradores.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp
Em uma farmácia do Centro, os remédios indicados para o tratamento da chamada virose intestinal chegaram a acabar na segunda-feira (2), tamanha a procura. São pessoas que relatam dor abdominal, diarreia, náuseas e mal-estar. Para o secretário de Saúde Rodrigo Medeiros, a causa está atrelada ao calor e à saída da rotina nos hábitos alimentares:
— Dobramos nossas equipes médicas, mas infelizmente os casos de urgência foram acima da média nas últimas horas, situação que acabou causando atrasos no atendimento de pacientes em situações mais estáveis, como os de virose intestinal, situação causada pelos exageros alimentares, bebidas e muita exposição solar — argumenta.
O boom já era esperado, pois se repete a cada fim de ano, inclusive em outras cidades litorâneas, lembra a prefeitura. Porém, o número alto de pacientes gerou reclamações na demora nos atendimentos. Por isso, o município reforça que casos menos graves, como os de virose, devem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, que atendem durante a semana em horário comercial, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 31 de dezembro e meio-dia de terça-feira (3), 1.045 pacientes passaram pela principal unidade médica da cidade – situação que rendeu 2.745 procedimentos e exames adicionais. Em dias normais, o Pronto Atendimento recebe entre 100 e 200 doentes. Pelo relatório da Secretaria de Saúde, ao menos 300 pacientes foram atendidos com sintomas de virose.
— Dor abdominal, diarreia, náuseas e mal-estar que não passa por nada são os sintomas clássicos das viroses intestinais. São sintomas minimizados com reequilíbrio alimentar e soro para repor os sais minerais perdidos — completa o secretário de Saúde.
Nesse momento, o Pronto Atendimento possui três médicos à disposição das 10h às 22h, dois das 22h às 10h e um pediatra que atende ao longo de 8h diárias.
Leia também
Projeto de nova orla ‘revolucionária’ para Balneário Camboriú avança; entenda
Adolescente confessa morte da mãe grávida em SC e polícia pede internação, diz delegado