Crocodilos estão entre os predadores mais temidos e dominam o topo da cadeia alimentar. Estima-se que, a cada ano, aproximadamente mil pessoas morram em ataques desses animais.
Continua depois da publicidade
Uma pesquisa recente analisou como crocodilos respondem ao choro de filhotes de várias espécies, incluindo humanos. O resultado surpreendeu e até assustou os cientistas.
Reação dos crocodilos aos sons
O estudo mostrou que crocodilos-do-Nilo reagem fortemente ao choro de bebês de bonobos, chimpanzés e humanos.
De acordo com o artigo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, esses répteis parecem perceber a intensidade do sofrimento nos sons emitidos.
Continua depois da publicidade
Quando ouviram gravações de choros, eles foram mais atraídos pelos áudios que transmitiam maior sensação de angústia.
Esse comportamento pode estar relacionado ao instinto de caça, mas os cientistas levantam também a hipótese de que fêmeas reajam de forma ligada ao instinto materno.
Durante o experimento, os sons foram reproduzidos por alto-falantes a cerca de 300 crocodilos-do-Nilo no Crocoparc, em Agadir, no Marrocos, e muitos responderam quase imediatamente.
Continua depois da publicidade
Foi observado ainda que quanto mais desesperado parecia o choro, mais intensa era a reação dos animais.
Detalhes da pesquisa
“É claro que nossos testes não significam que crocodilos só respondam a chamados de socorro, eles são caçadores oportunistas”, escreveram os autores no estudo.
Eles destacam também que não se pode descartar a possibilidade de algumas respostas estarem relacionadas a comportamentos de cuidado parental.
Continua depois da publicidade
Os resultados foram comparados a outro estudo no qual os mesmos sons foram apresentados a voluntários humanos.
Esse levantamento apontou que crocodilos e humanos usam critérios diferentes para identificar sofrimento em outras espécies, e que a percepção humana tende a ser menos precisa.
Enquanto pessoas se guiavam sobretudo pelo tom do choro, os crocodilos reagiam a elementos como “caos determinístico, harmonicidade e picos espectrais”.
Continua depois da publicidade
Um predador perigoso
De acordo com os cientistas, os crocodilos conseguem detectar sinais de sofrimento até em animais muito diferentes deles. É importante lembrar que um crocodilo-do-Nilo pode chegar a 6 metros de comprimento e pesar cerca de 740 quilos.
Esses répteis costumam habitar regiões próximas a áreas humanas, o que aumenta a frequência de encontros perigosos.
O estudo aponta que, apesar das dificuldades em calcular números exatos, o crocodilo-do-Nilo pode ser responsável por cerca de 200 mortes de pessoas por ano. Considerando todas as espécies, o número de vítimas fatais é ainda maior.
Continua depois da publicidade
Leia também
Muita gente torce o nariz para ela, mas essa carne é mais nutritiva que qualquer bife
A porta de entrada para a Europa: o país que concede residência a brasileiros por R$ 3.200
Odeia limpar o box? Tem um truque que tira as manchas mais difíceis do vidro em 1 minuto
