No 13º ano da parceria entre o Grupo RBS e a Universidade Federal de Santa Catarina, através do Departamento de Jornalismo num convênio de estudos experimentais, a área de Recursos Humanos da empresa recebeu, na quinta-feira, uma das mais gratificantes convocações: participar da aula de apresentação da disciplina optativa conhecida como Cátedra UFSC RBS, do curso de Jornalismo.
Continua depois da publicidade
O que deixou as profissionais de recursos humanos empolgadas é que a convocação partiu de um desejo dos alunos de conhecer o atual processo de seleção da empresa. A Redação também recebeu com entusiasmo o interesse dos estudantes da principal universidade do Estado, pois é reconhecida nacionalmente pela qualificação habitual dos profissionais originários da UFSC.
Gerente de Recursos Humanos da RBS, Fernanda Cassel preparou-se para uma conversa de 20 minutos. Mas o encontro se arrastou por quase duas horas. Fernanda pôde, assim, esmiuçar os critérios de seleção implantados há cerca de um ano e meio, pelo qual para ingressar nos veículos da RBS os candidatos participam de uma espécie de vestibular, com provas de português, inglês, ética e conhecimento gerais e mais uma bateria de entrevistas.
O resultado do rigoroso processo começa a revelar seus primeiros frutos. Das recentes contratações do Diário Catarinense, 10 são de graduados pela UFSC, qualificando e oxigenando uma Redação que, agora, já tem um quarto de seus profissionais saídos dos bancos da federal – e se prepara para receber novos aprovados nas próximas semanas.
Implantada pelos professores Eduardo Meditsch e Helio Ademar Schuch, coordenada atualmente pelos professores Antonio Brasil, Rita Paulino e Cárlida Emerim, a Cátedra é uma cadeira optativa com 15 vagas. Mas, nos últimos semestres, a UFSC ampliou as vagas para 20 em razão do interesse dos alunos que veem na disciplina uma oportunidade de trocar informações com profissionais do mercado, refletir sobre as práticas e participar de cursos e oficinas. Neste semestre, por exemplo, os futuros jornalistas entrarão em contato com profissionais da RBS TV, TVCOM, G1, dos sites dos jornais, das rádios e, também, dos núcleos de produção de conteúdos jornalísticos para tablete.
Continua depois da publicidade
– Reformulada em 2012, a disciplina tornou-se mais produtiva. As tecnologias digitais permitem que os alunos realizem diferentes produtos jornalísticos e aproveitem as redes sociais para disseminar os conteúdos ofertados pelos participantes, além de dar visibilidade a seus próprios materiais – diz Cárlida.
No Brasil, tudo que dure mais de um ano já deve ser celebrado, pondera o professor Antonio Brasil.
– Esta disciplina optativa mantida por mais de 10 anos, com qualidade, é a prova de que o ensino através das Cátedras tem espaço de crescimento – observa Brasil.
No ano passado, a Cátedra produziu 20 programas de TV, 12 de rádio e gerou 36 artigos que analisam os próprios ensinamentos. Os alunos participaram de 14 oficinas práticas e, em especial, se envolveram de forma voluntária numa atividade de extensão que realizou a cobertura eleitoral. Muitas das reportagens produzidas acabaram exibidas também pelo portal G1.
Pela página www.catedrarbs.jornalismo.ufsc.br, pelo Facebook ou por meio do Twitter dá para acompanhar o desenvolvimento da Cátedra e a produção dos seus alunos.
Continua depois da publicidade
Pelos veículos da RBS, entre eles o DC, é possível acompanhar os efeitos práticos de uma faculdade de qualidade frequentada com envolvimento e paixão.