Uma expedição pretende registrar em imagens e demarcar em pesquisa de campo os ramais do Caminho do Peabiru localizados no Norte de Santa Catarina. A trilha milenar está sendo percorrida por 22 quilômetros, de Tijucas do Sul (PR) até Garuva, passando pelo Monte Crista.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O grupo formado por dez pessoas, entre pesquisadores, historiadores, trilheiros e montanhistas, começou a expedição na última sexta-feira (1) e terminam o trajeto neste domingo (3). O objetivo do Projeto de Integração é oficializar e reconhecer o Caminho do Peabiru como patrimônio e rota turística.
O trabalho começou há quase um ano para reunir pessoas, entidades e municípios em prol da trilha milenar, que foi criada pelos povos nativos do continente antes mesmo da colonização européia. O caminho liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, cruzando a América do Sul, do Brasil ao Peru,
O Projeto de Integração movimenta um grupo de pessoas para promover o reencontro de trabalhos e pesquisas que foram realizadas até agora de forma isolada. A finalidade é evoluir o tema para que aconteça o reconhecimento e a valorização turística, ambiental e histórica do Caminho do Peabiru.
Continua depois da publicidade

Depois de cinco grandes reuniões realizadas com os participantes, a expedição deste fim de semana será o marco inicial do contato com os ramais. A continuidade será a adesão formal dos municípios do Norte de SC ao projeto e a efetividade do apoio estadual e nacional.
Para isso, o grupo realiza articulação com a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Também há uma reunião marcada com a comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), além de uma audiência pública na comissão de turismo da Câmara dos Deputados para tratar do tema.
Já participam dos encontros do Projeto de Integração Turística Caminhos de Peabiru Santa Catarina os municípios de Joinville, Garuva, Campo Alegre, São Francisco do Sul, Araquari, Barra Velha e Jaraguá do Sul.
Leia também:
Com obras em etapas, via da zona Sul de Joinville ganha terceiro edital
Continua depois da publicidade
Futura ponte na zona Sul de Joinville tem custo estimado em R$ 250 milhões
Como será a construção da ponte Aubé, em Joinville; obras já foram autorizadas