O encerramento da Aventura pelos Mares do Mundo, em Itajaí, foi digno de um grande evento internacional – inclusive com uma viagem para o outro lado do planeta. Neste domingo, o oceano Atlântico, cruzado pelos velejadores da Regata Jacques Vabre, ficou pequeno para uma família que é famosa pelas aventuras no mar. Em clima de festa, os Schürmann lançaram oficialmente a Expedição Oriente, que teve a partida adiada mais uma vez e deve sair de Itajaí em setembro de 2014 rumo aos oceanos Pacífico e Índico.

Continua depois da publicidade

– Como houve um pouco de atraso na construção do barco, não íamos passar por uma época boa na Antártida. Corríamos o risco de ter de passar o inverno inteiro lá – explica Vilfredo Schürmann.

Entre março e setembro a embarcação da família vai ser testada em viagens pela costa brasileira. Já o início da Expedição está previsto para 21 de setembro, durando pouco mais de dois anos. A bordo do veleiro Kat, os Schürmann percorrerão os cinco continentes totalizando uma viagem de mais de 30 mil milhas náuticas. Partindo de Itajaí, a expedição passará por países como Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, China, Indonésia, Japão, Singapura, Vietnã, África do Sul, Madagascar e Maurício, além de passar pela Antártida e outros locais antes de retornar ao Brasil.

Para marcar o lançamento da aventura, a cultura oriental chinesa foi celebrada no Centreventos com desenhos, pinturas, música e artes musicais. O ponto alto foi a Dança do Leão, em que os dançarinos imitam os movimentos do animal, usando uma fantasia. Os chineses acreditam que a dança afasta os maus fluidos e atrai sorte, felicidade e prosperidade.

Continua depois da publicidade