A informação recebida em redes sociais de que postos de gasolina de Blumenau poderiam receber novas cargas de combustível na tarde desta terça-feira provocou filas em frente a alguns estabelecimentos. Em um deles, no bairro Fortaleza, uma fila de quase um quilômetro se formou no início da tarde. Quem estava na fila informou que recebeu mensagens em aplicativos como o Whatsapp de que o estabelecimento receberia um novo carregamento às 13h. Janice Werner era a primeira da fila e permanecia à espera do combustível.

Continua depois da publicidade

– Recebi um áudio dizendo que ia vir às 13h gasolina aqui, aí vim para cá às 10h30min e estou aqui esperando. Se for mentira, paciência, daí vou embora – afirmou Janice, por volta de 14h30min à reportagem da NSC TV.

A direção do posto, no entanto, não confirmou a informação sobre a chegada de combustíveis.

– A informação não confere até o momento. As bases estão fechadas e não tem posição para chegar o combustível na nossa rede. Eles foram chegando devagarzinho, por volta das 9h30min, e cada um foi falando um para o outro e formaram essa fila gigantesca, sem ter noção que não vai chegar o combustível – afirmou.

Outros postos que eram alvo de boatos nas redes sociais sobre a chegada de combustíveis também foram procurados pela reportagem e afirmaram não ter previsão para receber novas cargas, em função da greve dos caminhoneiros.

Continua depois da publicidade

Sindicato aguarda decisão sobre pedido de liminar

A expectativa de que os postos da região possam voltar a ter combustível à venda tem causado filas também em outros estabelecimentos na cidade. Mas para a gasolina voltar a estar disponível, nas bombas, ainda é necessária a liberação desses veículos nos bloqueios.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de derivados de Petróleo de Blumenau (Sinpeb), Júlio Cesar Zimmermann, a entidade apresentou um pedido de liminar para que os caminhões que estão posicionados em frente à base de distribuição em Itajaí possam ser carregados com combustível e passar pelos bloqueios para chegar até os postos da região. No entanto, até as 17h desta terça o pedido ainda não havia sido analisado. Os únicos caminhões de gasolina que chegaram a Blumenau foram para transporte coletivo e serviços urgentes da prefeitura.

Durante a tarde, seis pontos de gasolina de Blumenau conseguiram uma liminar que poderia garantir o abastecimento desses estabelecimentos. Até o fim da tarde, no entanto, não havia previsões sobre quando esses estabelecimentos teriam combustível para vender. Um dos postos beneficiados é o Fortaleza, justamente o que registrava a fila no início da tarde desta terça.

Na Capital, liminar garantiu primeiras cargas para viaturas de serviços emergenciais

Na Grande Florianópolis, uma decisão do juiz Yannick Caubet, da Vara de Plantão Cível e Criminal de Biguaçu, determinou a remoção de todos os caminhoneiros e manifestantes nas imediações do Terminal da Petrobras. Um depósito de combustível está bloqueado desde a semana passada pelos grevistas. A liminar atendeu pedido do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis contra a Associação Brasileira de Caminhoneiros. Após a decisão, ao menos três caminhões saíram do terminal, mas com carga apenas para abastecer viaturas de serviços públicos e emergenciais.

Continua depois da publicidade

(Com informações de Marina Dalcastagné, da NSC TV)