Apesar do que muitas pessoas pensam e acreditam, para superar as expectativas do cliente não é necessário entregar mais coisas do que foi combinado. Nos termos de gerenciamento de projetos, entrega além do combinado é chamado de gold plating, o que pode gerar um atraso no projeto e/ou estouro de orçamento e que acaba frustrando o cliente.

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Então, como superar a expectativa do cliente? Fazendo o básico bem-feito. Seu serviço tem que ter qualidade, tanto no produto, na entrega, no prazo. Realizando uma entrega ou serviço que não traga riscos ao cliente, que não estoure o orçamento previsto e cuja equipe trabalhe satisfeita.

Podemos aplicar essas ideias no nosso dia a dia com algumas ações simples.

Se você trabalha na área de serviços, deve servir seus clientes com simpatia e atenção, cuidar da limpeza do estabelecimento e do bom estado dos móveis. Cobrando um preço justo pelo serviço sem aumentar o preço apenas porque estamos em alta temporada. Utilizar produtos de qualidade que não tragam risco à saúde dos seus clientes.

Se você trabalha na área pública, como governante, deve cuidar do bom estado das nossas cidades, bairros e ruas. Cuidar dos parques, canteiros e praças. Deve cuidar do abastecimento de água, fiscalizar as rodovias e ruas na volta das praias e baladas para que cidadãos não dirijam bêbados e não andem pelo acostamento. Se você é cidadão, pode cuidar da limpeza das ruas não jogando lixo no chão ou pela janela dos carros.

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Devemos aproveitar a chegada da alta temporada para melhorar a qualidade dos serviços prestados, para que tanto turistas quanto moradores elogiem não só as belezas naturais, mas também a limpeza da cidade, a simpatia das pessoas e digam que suas expectativas foram superadas neste verão. O nosso carinho deve fazer com que estas ações perdurem por todos os dias do ano e não apenas no verão, em Florianópolis ou qualquer outra cidade.