No próximo dia 25 de novembro ocorre a Black Friday, evento comercial que abre a temporada de compras natalinas. O festival de descontos é feito sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro e, em 2022, a expectativa do setor comercial em Santa Catarina é que, além do Natal, as vendas sejam puxadas pela Copa do Mundo e pela temporada de verão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo João Carlos Dela Roca, assessor institucional da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), o pagamento da primeira parcela do 13º salário também é outro fato que tende a impulsionar as vendas. 

— Nós ainda não tivemos uma Black Friday tão diferente como esta edição com Copa do Mundo, além das férias e verão. A primeira parcela do 13º salário vai ter saído, tem também as vendas do e-commerce. Então esses são fatores que devem aumentar a expectativa de compras esse ano — explica Dela Roca. 

Lojas devem antecipar Black Friday em 2022 por conta da Copa, diz diretora do Google

Continua depois da publicidade

Com as lojas físicas 100% abertas, sem restrições por causa da pandemia de Covid-19, a FCDL crê que muitas pessoas podem buscar os produtos desejados de forma online, finalizando a experiência de compra nas lojas físicas. 

Sobre os itens que devem ser mais buscados pelo público, o representante da FCDL afirma que os aparelhos de televisão, camisas da Seleção Brasileira e alimentos – considerando os encontros em dias de jogos – devem registrar aumento nas vendas em 2022. Por causa da implementação do sinal 5G no país, as vendas de smarthphones também devem aumentar na data.

— Muitos vão experimentar o digital e a gente crê que o consumidor também pode iniciar a jornada online e terminar na loja fisica — afirma o assessor. 

Aneel mantém bandeira tarifária verde para novembro

Ainda sobre as compras pelo e-commerce, Dela Roca destaca que o brasileiro aprendeu a lidar com as compras pela internet, e muitos já planejam os itens que querem comprar no próximo dia 25.

Continua depois da publicidade

— O brasileiro adquiriu esse hábito [de comprar pela internet]. Antes não tinha esse costume, mas hoje o pessoal está mais preparado, tem mais segurança, e o brasileiro gosta de uma promoção, então essa Black Friday é uma data ímpar e muitos já estão se planejando em fazer compras. O comerciante também está se preparando e está consciente de que deve haver o desconto real que o consumidor espera — ressalta. 

Leia também

Petrobras aprova distribuição de R$ 43,7 bilhões em dividendos

Catarinense é cotado para ministério no governo Lula