Pela nona semana consecutiva, o mercado reduziu a expectativa de crescimento da economia brasileira para este ano. A taxa estimada pelos analistas financeiros, segundo o relatório Focus divulgado pela Banco Central (BC) hoje, é de 2,01%. Na semana passada, a expectativa era de 2,05%.
Continua depois da publicidade
Para o próximo ano, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país permanece a mesma: 4,20%.
O baixo desempenho da atividade econômica vem preocupando fortemente o governo desde o início deste ano. Para combater a desaceleração da economia, o Planalto tem adotado sistematicamente medidas para incentivar a produção e consumo. No entanto, essas ações têm demorado para apresentar o efeito esperado de fazer reaquecer a economia.
Dentro dessa linha de atuação, espera-se que o o BC anuncie, nesta quarta-feira, nova redução da taxa básica de juro da economia, a Selic. A maioria dos analistas aposta em um corte de 0,5 ponto percentual, reduzindo a taxa de 8,5 para 8% ao ano. Até o final do ano, a projeção apontada pelo relatório Focus indica um índice de 7,5% para a Selic.
A projeção deste ano para inflação oficial (medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA) também apresentou redução pela oitava semana, passando de 4,93% para 4,85%, conforme o Focus.
Continua depois da publicidade