O casal de empreendedores Pâmela Hermes Blon e Dilceu Blon, da PamDi Wedding Design, empresa que trabalha com o desenvolvimento de papelaria para eventos, se deparou com o adiamento de todos os casamentos e festas de debutantes neste período de isolamento social. Mas o momento se tornou essencial para reposicionar a marca, reinventar o negócio e buscar alternativas criativas, sem deixar de lado o nicho em que atua. Foi durante a quarentena que a empresa também apostou em um novo espaço.

Continua depois da publicidade

— A pandemia impactou diretamente o nosso negócio, pois nosso trabalho é feito para eventos ou com fornecedores do ramo. Não chegamos a ficar parados durante o decreto do Governo Estadual, levamos tudo para o home office — destaca Blon.

Apesar da demanda ter diminuído consideravelmente, em função das incertezas de quando os eventos voltarão, a produção de materiais para as noivas que já haviam marcado a data do casamento, seguiu normalmente.

— Nós tivemos que correr para organizar a parte visual com as novas datas dos eventos, tanto na questão de papelaria, convites e os save the new date. Além disso, também pensamos em outros modelos de receita, desenvolvendo materiais para que as assessoras de eventos tivessem presentes artesanais para oferecer às noivas — avalia o casal.

Desde o mês de dezembro de 2019, o casal participa do segundo ciclo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/SC, em parceria com o CNPq e é orientado pela facilitadora Luniele Beilke. A metodologia do programa auxilia no conhecimento e na validação dos dilemas de mercado que podem ser resolvidas através de inovações. Além disso, orienta como gerar ganhos para os clientes e aliviar algumas de suas dores.

Continua depois da publicidade

Nesse período, Pâmela e Dilceu receberam orientações e ferramentas para conseguir gerir situações internas da empresa. Desta forma, a alternativa foi buscar novos caminhos, sem perder o propósito da identidade visual e conceitual. Através das interações com os clientes e da utilização do conceito do Mínimo Produto Viável (MVP), lançaram uma solução alternativa, no período de quarentena, visando auxiliar as empresas no aperfeiçoamento da sua identidade visual.

— Nos adaptamos focando mais nas mídias sociais e na identidade visual das empresas — afirma o empreendedor. Também elaboramos material do Dia dos Namorados, que não costumávamos fazer. Antes, a PamDi atendia apenas noivas e debutantes, hoje já atendemos novos mercados como fornecedores, fotógrafos e assessores — explica Pâmela.

Outro grande diferencial nesse período foi a decisão do casal acreditar e seguir com os projetos para a PamDi. O principal deles foi a inauguração de uma loja de convites artesanais, com evento online através de live no Instagram.

— Em meio a tudo isso surgem três palavras, três sentimentos e três missões: conceitual, artesanal e inspiracional. A loja de convites era um plano que já tínhamos, com o objetivo de fomentar a parte da papelaria para podermos atender esse mercado grande e bacana que não existia em Chapecó — contam.

Continua depois da publicidade

Agora, o momento é de expectativas e esperanças que os eventos e o mercado voltem aos poucos, mas principalmente, de preparo para oferecer um serviço diferenciado aos clientes, seguindo as novas realidades.

Papelaria para eventos: autenticamente artesanal
Loja apostou em novo espaço (Foto: Divulgação)

— As expectativas são boas, mas nós repensamos algumas questões em relação ao método de criação, como colocar no mercado esse produto e de que maneira levar aos clientes, pensando que a mudança sempre vem para o bem. Estamos investindo nosso tempo em pesquisas para entendermos o novo mercado e para que possamos suprir eventuais necessidades — finalizam Pâmela e Dilceu.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, o programa ALI dispõe de ferramentas para que o empreendedor possa conhecer e priorizar modelos de receita e canais de divulgação, gerando insights e ampliando as possibilidades de aplicações na empresa.

— Nesse momento de pandemia a contribuição do programa tem sido fundamental para a reinvenção e valorização dos pequenos negócios, que estão desenvolvendo estratégias para se manterem no mercado — observa.

Continua depois da publicidade

​​Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​​​