A disputa cada vez mais acirrada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) para a votação do próximo domingo (30) levantou uma discussão sobre o eventual surgimento do que é tratado como um “terceiro turno” das Eleições 2022. Entretanto, não existe um terceiro dia de pleito no Brasil. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A Constituição Federal prevê que as eleições para cargos públicos da esfera Executiva podem acontecer em dois turnos. Para eleger um prefeito, governador ou presidente da República, o critério adotado é da maioria absoluta de votos a partir do sistema eleitoral majoritário de dois turnos.

O candidato precisa obter mais da metade dos votos válidos para ser eleito. Caso nenhum concorrente atinja o percentual necessário no primeiro turno, o processo eleitoral continua e a segunda etapa acontece com os dois políticos mais votados. Depois do segundo dia de pleito, um representante é eleito democraticamente. 

Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 44%, diz Datafolha

Continua depois da publicidade

A ideia de “terceiro turno” surge a partir da insatisfação do resultado das urnas por uma parcela dos eleitores e políticos. Para o cientista político Sandro Sell, o que podemos esperar é uma terceira fase das eleições. Será um tempo de inconformismo por parte do eleitorado e partidos após o resultado do pleito.

— A gente tem uma sociedade bastante dividida, é claro que o resultado das urnas vai deixar parte dos eleitores insatisfeitos. Mas essa é a regra do jogo — afirma ele. 

A previsão do especialista é que a polarização continue presente por um certo período e que o acirramento entre bolsonaristas e petistas se mantenha. 

Cidades de SC apostam em aumento de efetivo para garantir a segurança durante o 2º turno

— A sociedade vai ter dificuldade de se pensar como um todo novamente. Nós criamos um pensamento de inimigos dentro do próprio país, essa lógica é muito carregada nacionalmente. E a gente sabe que passado o domingo o acirramento deve ser mantido. Mas, essa lógica do inimigo é muito ruim porque vai contra a visão democrática. 

Continua depois da publicidade

Falando em terceiro turno

No Google, as pesquisas pelo termo “terceiro turno” quadruplicaram nos últimos sete dias em comparação com a semana anterior, com crescimento de 350% nas buscas. A pergunta que questiona a existência dessa etapa da votação cresceu 5.000% desde agosto, segundo os dados do Google Trends.

Campanha eleitoral no rádio e na TV termina nesta sexta em ritmo de ataques e poucas propostas

A ex-candidata ao Palácio do Planalto, Simone Tebet (MDB), afirmou em uma entrevista, nesta quinta-feira (27), que o atual presidente teria a intenção de levar o pleito para o “terceiro turno”. Durante a fala, a senadora também disse que o resultado das urnas deve ser fielmente cumprido. 

Leia mais

Empresas investigadas em SC impõem voto em Bolsonaro, demissões e até visita a Michelle

CPX: o que significa sigla de boné usado por Lula?