Ocasionalmente, o debate sobre existir idade limite para a mulher engravidar é reacendido pelo anúncio de alguma gravidez tardia em mulheres famosas. Em 2022, a atriz Claudia Raia engravidou aos 55. Outro exemplo é a apresentadora Sabrina Sato, de 43 anos, que anunciou estar grávida na última semana. Tanto ela quanto seu namorado Nicolas Prattes deram várias entrevistas para a imprensa e demonstraram uma tremenda alegria com o bebê a caminho.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Com isso, confira o que os médicos e a ciência abordam o tema da gravidez tardia e se de fato existe uma idade limite para engravidar.

Continua depois da publicidade

A partir de quando a gravidez é considerada tardia?

Antes de tudo, precisamos definir em que momento uma gravidez pode ser considerada tardia. De acordo com a obstetra e especialista em Medicina Fetal da Fundação Oswaldo Cruz, Fernanda Maia, considera-se gravidez tardia a partir dos 35 anos.

No site oficial da FIOCRUZ, ela afirma: “Por mais que existam algumas controvérsias na literatura sobre quando se inicia esse período, essa é a idade aproximada mais considerada para falar em gravidez tardia”.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Avanços na tecnologia mudaram paradigmas 

Vários motivos estão fazendo com que as mulheres tenham filhos mais tarde. Desde o desejo de focar mais na carreira profissional ou uma menor pressão social para que as mulheres tenham filhos cedo. Nesse sentido, a medicina tem avançado bastante e dando segurança para mulheres engravidaram.

Continua depois da publicidade

Tanto que dados do Datasus apontam que entre 2000 e 2020, o número de mães com mais de 35 anos aumentou de 9,1% para 16,5% do total de nascimentos no sistema de saúde brasileiro. 

Riscos da gestação tardia 

Entretanto, não é por ser mais seguro que não envolve riscos. Conforme a Dra. Daniela Machado, do Complexo Hospitalar de Niterói,  os riscos de casos de pré-eclâmpsia, que é a hipertensão na gestação, aumentam exponencialmente. Porém, nada impede que com um bom pré-natal a gravidez seja segura.

Desse modo, o CHN coloca também que uma boa maneira de ter uma boa gravidez é com o congelamento de óvulos. Isto pois se, por exemplo, a mulher congelar um óvulo com 30 anos, a chance de seguir a gravidez como se fosse nessa idade é maior.

Continua depois da publicidade

Como ter uma gravidez segura com mais idade?

Por fim, existem algumas maneiras de ter uma gravidez mais segura. O CHN, por exemplo, dá algumas dicas para que isso aconteça de forma mais certeira.

Leia também

O que acontece no corpo na gravidez silenciosa

12 fatores que dificultam a gravidez

Os sinais de que a vitamina B9 está em falta no seu organismo