Podemos dizer que as flores são uns dos itens mais encantadores da natureza. Tanto pelos seus aromas quanto pelas cores deslumbrantes. Assim, não é incomum encontrarmos pigmentos pelas pétalas dos mais diversos. Seja em floriculturas, parques ou nas áreas verdes pelas cidades. Mas, existe alguma flor preta que existe de forma natural? Bom, a resposta pode surpreender e iremos explicar por aqui.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Para responder essa e outras perguntas sobre flores, fizemos essa reportagem pesquisando tudo sobre as flores mais escuras. Afinal, é importante saber o que é mito e o que é verdade neste assunto.

Afinal, existem flores pretas?

Por mais incrível que possa parecer, a resposta é não. O que existem são flores mais escuras, mas nenhuma foi encontrada até hoje com um tom realmente preto. De acordo com o professor Enio Luiz Pedrotti, doutor em fisiologia vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o motivo é evolutivo. Isto pois a flor preta não atrai polinizadores.

Continua depois da publicidade

Em uma citação do docente à revista Globo Rural, inclusive, a criação de flores pretas pela natureza pode ser analisada como pouco benéfica para a perpetuação das espécies. Além disso, estudos já apontam que os polinizadores se atraem pelas cores e levam sementes das plantas mais coloridas.

Ou seja, a cor é responsável por atrair insetos – como as abelhas, por exemplo – para a flor. É essa atração que faz com que o pólen seja disseminado. E assim, cada vez mais flores da mesma espécie podem se reproduzir. Combinação perfeita, não é mesmo?

Mas, há quem diga que já viu alguma flor preta

Se a natureza não pode produzir isso sozinha, biólogos e cientistas estão trabalhando para que ocorra. Recentemente, um estudo da Universidade de Fuzhou, na China, trouxe mais uma prova de que componentes químicos, como a antocianina, são os responsáveis por inibir a cor preta nas flores. Além disso, carotenóides e clorofilas também cumprem esse papel.

Continua depois da publicidade

Então, é bastante lógico deduzir que o caminho para alcançar as flores pretas está trilhado. Pelo menos, estudos já apontam o que é necessário por banir a coloração das espécies naturais. Mesmo assim, até a publicação dessa reportagem, não há registros de nem experimento que tenha chego no tom desejado.

Flores mais escuras da natureza

Então, sabidamente, não existem flores pretas. Mesmo assim, a natureza conseguiu criar flores de tons bastantes escurecidos, que até conseguem atrair polinizadores. Por isso, trouxemos algumas das flores escuras do mundo, que não chegam a ser pretas, mas trazer o tom escuro de roxo, azul ou vermelho para a sua formação.

Continua depois da publicidade

Tulipa Negra

A tulipa negra tem grande valor ornamental e tem vários significados na mitologia também. Ela faz parte da família das liláceas e normalmente é composta por 6 pétalas e tem uma altura que varia entre 30 e 60 cm.

Rosa-do-Deserto

A rosa-do-deserto tem várias cores diferentes, podendo vir a ser bem escura. Vinda da África do Sul, a planta pode chegar aos 4 metros de altura se criada ao ar livre. Porém, em ambientes fechados tem um tamanho bem menor.

Dália Negra

Além de ser uma bela pedida para a decoração, a Dália Negra também tem propriedades medicinais. Originária do México, ela adora a luz solar. Por isso, deve ser cultivada em um local onde o sol incide diretamente. Além disso, seu tom lembra mais o vinho.

Continua depois da publicidade

Leia também

Por que os cavalos precisam de ferradura?

Por que chamamos os animais de “pets”?

Flor dama da noite: conheça todos os seus encantos