As forças do regime sírio chegaram à periferia da cidade de Deir Ezzor, cercada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), após semanas de avanço em direção a este reduto governamental, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Continua depois da publicidade
Os jihadistas controlam a maior parte da província de Deir Ezzor, no leste da Síria, assim como amplas regiões da cidade de mesmo nome. O EI mantém o cerco ao setor da cidade controlado pelo governo.
As tropas governamentais alcançaram a base da Brigada 137 na periferia da cidade e combatem para quebrar o cerco ao complexo militar controlado pelo regime, anunciou o OSDH no domingo à noite.
“Os soldados avançam pela parte externa (da base) e os que estão sitiados dentro lutam contra o Estado Islâmico, mas (os jihadistas) ainda não entraram”, afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.
Continua depois da publicidade
“Se os soldados do regime conseguirem vencer, eles quebrarão o cerco da base e do bairro de Al Jura na periferia de Deir Ezzor”, completou.
Outros setores da cidade, assim como um aeroporto militar, continuariam sitiados, no entanto, informou o OSDH.
A imprensa estatal síria não informou o avanço.
As tropas de Damasco conseguiram retomar algumas horas antes o controle da área petrolífera de Al Jarata, segundo o OSDH.
Continua depois da publicidade
As tropas governamentais, apoiadas pela Rússia, avançam em direção ao reduto governamental a partir de várias frentes, em particular das províncias de Raqa, ao oeste, e de Homs, ao sul.
* AFP