Os 30 homens do 23º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, de Blumenau, chegaram a Itajaí nesta segunda-feira para reforçar o combate ao mosquito da dengue. O grupamento está alojado no Parque do Agricultor Gilmar Graf, na localidade rural da Baía. Os militares permanecerão 30 dias atuando nas ruas do município.
Continua depois da publicidade
Para marcar o início das atividades de campo do exército em Itajaí, um ato oficial está marcado para às 9 horas desta terça-feira no pátio da Igreja São Vicente de Paulo, bairro São Vicente. Participarão a Prefeita em Exercício, Dalva Maria Rhenius e o comandante do 23 BI, coronel Ângelo Brait Júnior. Em caso de chuva, o ato ocorre no Salão Paroquial.
Eles irão desempenhar as mesmas funções dos 65 agentes de endemia que já trabalham na localização de possíveis focos de aedes aegypti e na aplicação de inseticida nas regiões em que foi detectada transmissão do vírus. Segundo a Secretaria de Saúde, a coordenação do Programa de Combate a Dengue e da Defesa Civil se reuniu com os militares e traçou estratégias para a atuação do grupo. Antes de os militares virem para Itajaí, eles passaram por uma capacitação sobre dengue de três dias.
Até esta segunda-feira, Itajaí registrou 2.418 casos confirmados da doença. A cidade tem infestação do mosquito nos bairros Cordeiros, São Vicente, Barra do Rio, São João, Centro e Vila Operária. Também há preocupação nos bairros Cidade Nova e São Judas.
Continua depois da publicidade
– Nesse trabalho precisamos muito da colaboração da população. Tem que tirar do quintal tudo que pode acumular água como baldes, potes plásticos, garrafas, enfim, um pouquinho de água limpa já é suficiente para o mosquito depositar seus ovos. Temos que reforçar esse trabalho de combate agora no inverno, para que no verão não tenhamos mais casos da doença – alerta o secretário de Saúde, Osvaldo Gern.
O coordenador de Combate à Dengue, Lúcio Vieira, reforça que “a população precisa entender que a visita do agente é algo positivo, para que o mosquito não procrie em sua residência”.