Cobiçado por construtoras e sem utilidade desde 1976, o terreno de 1. 619 metros quadrados localizado na esquina das avenidas Mauro Ramos e Beira-mar Norte, ao lado do Beiramar Shopping, numa das regiões mais valorizadas de Florianópolis, será uma praça.
Continua depois da publicidade
A informação foi confirmada nesta manhã de quinta feira pela Prefeitura de Florianópolis que deverá obter a cessão do terreno. No local será construído uma praça com referências ao Forte São Luiz da Praia de Fora. O prefeito Cesar Souza Junior quer que o local seja transformado em um ponto de cultura e lazer.
O coronel Marcos Aurélio de Almeida Rosa, Chefe da Assessoria Parlamentar do Exército em Brasília, observa que o único pedido feito à Prefeitura é que a praça seja batizada de Forte São Luiz e que seja feito um resgate histórico do Forte Militar catarinense.
O deputado federal Esperidião Amin, de Brasília, comemorou a decisão e disse que a cessão é resultado de um trabalho de quase 40 anos. O repasse do terreno para a Prefeitura de Florianópolis ainda não foi feito oficialmente e deve acontecer nos próximos dias, assim que sejam encaminhados ao Exército a documentação necessária.
Continua depois da publicidade
– Estou brigando por isso há 39 anos – lembra Amin.
Pedido foi encaminhado há um ano
Em agosto de 2013, o então secretário de Obras e atual deputado estadual João Amin (PP) fez um pedido ao general Fernando Sardenberg, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. Na data, o general, se prontificou a estabelecer uma ponte com o Comando da 5ª Divisão de Exército, com base em Curitiba, para tornar a cessão uma realidade.
Em janeiro de 2014, a Prefeitura de Florianópolis encaminhou um ofício à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Estado requisitando a cessão de uso do terreno. O objetivo era declarar a área de utilidade pública para instalar ali uma praça de lazer.
História
O terreno atualmente cercado e fechado ao público, foi o Forte São Luiz da Praia de Fora, demolido no início do século 19. Até a década de 1970, uma feira livre funcionava na área.
Continua depois da publicidade
Em 1976, o então prefeito Esperidião Amin foi informado pelo Comando do Exército de que o terreno seria utilizado para a construção de um prédio de 12 andares, com 30 a 36 apartamentos, para os oficiais do Exército.
Forte São Luís
Erguido a partir de 1771, o Forte de São Luís da Praia de Fora ficava no terreno. Complemento da defesa do Forte de Santana, no Estreito, e do Forte de São Francisco Xavier, tinha a função de defender a Vila de Nossa Senhora do Desterro.