Depois de anos de conversas e negociações, o terreno de 1. 619 metros quadrados localizado na esquina das avenidas Mauro Ramos e Beira-mar Norte, ao lado do Beiramar Shopping, numa das regiões mais valorizadas de Florianópolis, pode enfim se tornar uma praça pública. A área, de propriedade do Exército do Brasil, teve sua cessão para a Prefeitura da Capital autorizada após a publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
O despacho permite o início dos procedimentos administrativos para conceder o terreno para que nele seja erguida a Praça Forte de São Luís, com referências e resgate histórico do Forte São Luís da Praia de Fora, erguido a partir de 1771. O documento de cessão oficial será assinado nesta sexta-feira, às 11h, na sede da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que fica na Rua Bocaiúva.
Como a atual administração do prefeito Cesar Souza Junior (PSD), que estará presente na cerimônia de assinatura da cessão, chega ao fim no domingo, dia 1º de janeiro, o trâmite será tocado pelo futuro prefeito Gean Loureiro (PMDB), que terá a responsabilidade de viabilizar recursos e eventuais parcerias público-privadas para tirar a praça do papel em uma época que o cofre da prefeitura está raspado.
A cessão por parte do Exército tem como finalidade exclusiva a implantação da Praça Forte São Luís, que deve trazer ainda referências de memória urbana da cidade e opções de lazer. Também terão que ser feitas prospecções arqueológicas no local para averiguar se existem equipamentos ou objetos enterrados na área e verificar se eles faziam parte do antigo forte.
Continua depois da publicidade
Prefeitura encaminhou pedido há mais de três anos
Em agosto de 2013, o então secretário de Obras e atual deputado estadual João Amin fez um pedido ao general Fernando Sardenberg, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. Na data, o general, se prontificou a estabelecer uma ponte com o Comando da 5ª Divisão de Exército, com base em Curitiba, para tornar a cessão uma realidade.
Em janeiro de 2014, a Prefeitura de Florianópolis encaminhou um ofício à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Estado requisitando a cessão de uso do terreno. O objetivo era declarar a área de utilidade pública para instalar ali uma praça de lazer.
História
O terreno atualmente cercado e fechado ao público, foi o Forte São Luiz da Praia de Fora, demolido em 1840. Até a década de 1970, uma feira livre funcionava na área. Em 1976, o então prefeito Esperidião Amin foi informado pelo Comando do Exército de que o terreno seria utilizado para a construção de um prédio de 12 andares, com 30 a 36 apartamentos, para os oficiais do Exército. Desde então existia interesse do Município em obter a cessão do espaço.
Continua depois da publicidade