O exército afegão, que enviou forças especiais a Helmand, uma província do sul produtora de papoula, de onde se extrai o ópio, afirmou nesta quinta-feira ter expulsado os talibãs de um distrito estratégico.
Continua depois da publicidade
Os arredores de Lashkar Gah, capital provincial de Helmand, e o distrito de Nawa estão sob o controle das forças armadas, informou na manhã desta quinta-feira o porta-voz do ministério da Defesa, Dawlat Waziri.
“Prosseguimos com as operações para limpar o distrito dos últimos redutos de presença inimiga”, acrescentou.
O porta-voz desmentiu que Nawa, às portas de Lashkar Gah, tenha caído nas mãos dos insurgentes que controlam vários distritos na província.
O assessor do governador provincial, Tooryalai Hemat, afirmou que as forças de segurança “recuperaram o controle da sede e dos escritórios do governador, dos serviços de inteligência e do bazar”.
Continua depois da publicidade
“O exército vai de casa em casa para fazer os talibãs que se escondem entre os civis saírem”, disse. Segundo ele, “80 talibãs morreram” e “muitos corpos” jazem nas ruas.
As forças especiais enviadas na quarta-feira para frear o avanço dos talibãs parecem ter servido de balão de oxigênio ao exército.
“Estas operações (dos comandos e das forças especiais) deram bons resultados e permitiram afastar os combates do centro” de Nawa, que abriga a sede da polícia de Helmand, afirmou o porta-voz do ministério do Interior, Sediq Sediqi.
* AFP