Praticar atividade física é uma recomendação para todas as idades e feita pelas mais variadas especialidades da área da Saúde. Médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas atuam em consenso quando o assunto é movimentar o corpo. Não é para menos: manter uma rotina de exercícios traz uma série de vantagens para o corpo e para a mente. A fisioterapeuta Kelen Lysy, da Clínica Bien Marcher, comenta:
Continua depois da publicidade
— O movimento é vida. Quando nos mantemos em atividade estamos sempre revitalizando, trocando oxigênio com as células e incentivando o pensamento e o raciocínio. A vitalidade está diretamente relacionada ao quanto o indivíduo está envolvido em alguma atividade seja ela física ou mental.
Quem abre mão de uma vida sedentária usufrui de mais força muscular, pressão arterial controlada, colesterol e glicose em níveis ideais e sono de qualidade. A nível mental, a atividade física também tem grande impacto. Durante uma sessão de exercícios, o corpo produz mais serotonina e endorfina — neurotransmissores que geram sensação de bem-estar e ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, estimula a ação do hipocampo, que é o centro da memória e do aprendizado no cérebro.
As vantagens são muitas e devem ser aproveitadas em todas as fases da vida, principalmente na terceira idade. Afinal, com o processo natural de envelhecimento, é preciso promover mais qualidade de vida e reduzir o agravamento de algumas limitações. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a orientação é praticar 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos de exercícios de maior intensidade.
— Com a idade, é prevista uma redução de massa muscular, desidratação e degeneração também. Mas envelhecer não é sinônimo de adoecer. Quando o idoso faz atividade física, tem boa alimentação e consegue implementar hábitos saudáveis na rotina,terá uma vida saudável. Estará ativo, sem dores e com os movimentos preservados — comenta a fisioterapeuta.
Continua depois da publicidade
Exercício físico na melhor idade é um ato de prevenção
Na velhice, a prática de atividade física evita diversos problemas de saúde.
— Os exercícios evitam problemas de má circulação, problemas articulares, degeneração de cartilagem, tendinite e tendinopatias que evoluem devido a fraqueza e mau uso da musculatura ao longo dos anos. A atividade física ajuda no equilíbrio hormonal do corpo, na liberação de endorfinas que promovem mais bem-estar e auto estima, favorece a socialização e ainda promove o bem-estar psicofísico — explica Kelen.
> “Contar com um cuidador é também um ato de amor”, afirma psicóloga
Entretanto, é preciso escolher com cuidado a atividade que o idoso irá praticar. Além do exercício aeróbico, fundamental para fortalecer o coração, é preciso fortalecer o corpo. A fisioterapeuta dá a dica:
— Uma das práticas mais indicadas é o pilates, conhecido por seus benefícios na ortopedia. Ele promove alongamento, fortalecimento associado à respiração, além de trabalhar a concentração e coordenação dos movimentos.
Continua depois da publicidade
Incentive o idoso perto de você
Em alguns casos, o idoso deseja se exercitar, mas acaba evitando por receio e por não ter companhia para prestar suporte e dar mais segurança. Por isso, quem convive com um familiar idoso deve encorajar a prática de atividades físicas, desde que seja orientada e acompanhada por um profissional capaz de auxiliar.
— É muito importante que esse cuidado seja incentivado aos idosos que não têm o hábito de se movimentar. Pouco a pouco, com a ajuda de profissionais capacitados a adaptar os exercícios às necessidades individuais, é possível que eles consigam associar o bem-estar às atividades que geram prazer e, então, engajar. Assim como para as crianças, precisa ser divertido — elucida Kelen.
Por isso, é preciso atenção na hora de escolher o profissional que vai acompanhar o idoso na prática de exercícios físicos. Na terceira idade, a atenção deve ser redobrada.
— Especialmente para os idosos, a atividade física precisa ser adaptada e direcionada. É preciso o acompanhamento de um profissional especialista que entenda das particularidades da geriatria.. Exercícios sem orientação ou mal orientados podem gerar lesões, comprometendo a autonomia e hábitos saudáveis na terceira idade — explica a fisioterapeuta.
Continua depois da publicidade
Ferramenta conecta famílias a cuidadores selecionados
O Nonno App, ferramenta que auxilia famílias a encontrar cuidadores qualificados na grande Florianópolis, nasceu há dois anos, mas conta com experiência de atuação no ramo há 25 anos, oferecendo profissionais de excelência para cuidar de quem está na melhor idade. São mais de 300 cuidadores ativos e mais de 100 mil horas de cuidados fornecidas. Por meio de uma plataforma online, o cliente paga apenas pelo tempo que utilizar o serviço e pode selecionar planos conforme a necessidade e a realidade de cada família.
> Plataforma de cuidado com idosos conecta famílias a profissionais da área
Vale ressaltar que os cuidadores do Nonno passam por um rigoroso processo de seleção antes de serem aceitos na plataforma. São avaliados aspectos como antecedentes legais, perfil psicológico e experiências anteriores de cada um dos cuidadores e acompanhantes de idosos disponíveis.
Encontre um profissional especial clicando aqui. Ou contate o Nonno App pelo WhatsApp (48) 999136-1825
Leia também
Idosos precisam de companhia; Saiba porque é importante este cuidado
Continua depois da publicidade