No período da gestação, é comum as mulheres sentirem dores – principalmente na lombar – devido ao alargamento dos ossos da bacia que acaba inclinando os ombros para trás e projetando a barriga para frente.

Continua depois da publicidade

Nestes casos, o habitual entre as gestantes é ingerir analgésicos, o que pode ser prejudicial ao feto, ou se acostumar com a dor. Pensando nisto, o quiropraxista Luiz Miyajima, responsável pela sede brasileira da clínica QuiroVida, apontou mudanças de hábitos e atividades físicas que podem auxiliar.

A primeira dica é trocar o travesseiro alto por um mais baixo e colocar outro entre os joelhos. Outra boa sugestão é cuidar a vestimenta: sutiãs de alças largas garantem a firmeza nos seios e sapatos sem salto e confortáveis também são essenciais para uma boa postura.

Quanto aos exercícios físicos, o mais recomendado é a caminhada, que trabalha bem a respiração, o diafragma e os músculos abdominais. A hidroginástica é outra atividade citada pelo quiropraxista, pois além de trabalhar a circulação sanguínea não causa impacto nas articulações.

Continua depois da publicidade