O choque foi grande. Ao se mudar para Capital, há dois anos, Daiane Saldanha deparou com uma realidade ainda mais dura do que a que tinha plantando melancia na propriedade rural dos pais, no interior de Taquari. Acostumada ao som de passarinhos e tratores e à liberdade da vida no Interior, teve dificuldades para se adaptar à agitação da cidade grande. A tristeza era tamanha que a guria franzina de 19 anos quase caiu em depressão. Se reergueu e, hoje, é o exemplo do Porto Alegre na estreia pela Copa do Brasil contra o Kindermann, às 20h30min, em Caçador.
Continua depois da publicidade
Seca, como é conhecida a lateral da equipe, optou por aguentar a saudade de casa para realizar o sonho de ser jogadora de futebol. Sua história foi contada por ela mesma às colegas, há cerca de três meses, quando o time entrava em fase decisiva do Campeonato Metropolitano. Descontente com a acomodação da equipe, resolveu se expor para motivar as companheiras. O time venceu a competição sem tomar um único gol.
A partir de agora, o desafio das gurias – a maioria com idades entre 17 e 20 anos – muda de nível. De cara, enfrentarão o quinto colocado na Copa do Brasil em 2008. Se a equipe de Porto Alegre avançar, pode proporcionar ao bairro Lami a visita ilustre do Santos, de Marta, que deve entrar no caminho do time gaúcho.
O clube administrado pela família Moreira conta com defesa eficiente, a menos vazada dos campeonatos em que esteve presente. Aposta nela para voltar de Caçador com bom resultado.
Time tenta reforço de seleção
Continua depois da publicidade
Ambicioso, o Porto Alegre F.C. negocia um reforço ilustre para a equipe. Rosana, lateral-esquerda da seleção brasileira medalha de prata em Pequim, deve se juntar ao grupo nos próximos dias. Segundo o empresário Marcelo Sander, a confirmação da jogadora no Porto Alegre está por detalhes burocráticos com o Sky Blue, time que defende nos EUA. A equipe de Rosana derrotou o Los Angeles Sol, de Marta, na final da Liga Norte-Americana.
A competição
– A Copa do Brasil de futebol feminino reúne 32 times, distribuídos de acordo com a colocação das federações no ranking da CBF e nos mesmos moldes da competição dos homens, vencida pelo Corinthians este ano.
– O Rio Grande do Sul, terceiro colocado, contribui com duas vagas. Além do Porto Alegre, o Pelotas também representa o Estado este ano. O campeonato é disputado em cinco fases.
– Os jogos de ida da primeira fase ocorrem hoje. A volta será no dia 1° de outubro.
– O campeão garante vaga na Libertadores de Futebol Feminino de 2010.