Quando começar a produzir os primeiros veículos da marca, em setembro de 2014, a fábrica da BMW em Araquari contemplará as linhas de montagem, pintura e logística. A etapa envolvendo a fabricação das carrocerias deve ser incorporada ao processo produtivo apenas mais tarde. Neste primeiro momento, os painéis dos carros também virão pré-montados do exterior.

Continua depois da publicidade

Estes e outros detalhes de como funcionará a produção dos veículos na planta do Norte catarinense foram destacados em um evento realizado na noite desta quarta-feira pela montadora alemã no auditório do Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina (Iaesc), em Araquari. Nele, o público local pôde acompanhar um passo a passo de como uma BMW nasce e toma forma antes de ganhar as ruas.

A unidade catarinense, depois de pronta, terá capacidade para produzir, em dois turnos, 32 mil veículos por ano, empregando 1,3 mil pessoas. A área de 50 hectares pode ser expandida a até 80 hectares, segundo Ricardo Santin, da área de coordenação de projeto da BMW.

– Vai depender da resposta do mercado. Se ele evoluir, vamos crescer juntos – destacou.

O gerente de montagem da fábrica, Otávio Rodacowiski, ressaltou que, por enquanto, as obras se restringem apenas à terraplenagem. A partir de novembro, o espaço começa a ganhar forma. A pedra fundamental deve ser lançada no início de dezembro.

Continua depois da publicidade

O diretor de montagem da unidade, o alemão Marc Rauscher, e o gerente de qualidade, Carlos Bristotti, também estiveram presentes.