Em entrevista a ZH, o principal executivo da Vonpar Alimentos, Claudio Fontes, esclareceu que os lotes de leite Mu-Mu que estão sendo retirados do mercado haviam passado pelos testes obrigatórios antes de serem processados pela indústria. Após um reexame mais minucioso, porém, foi identificada a possibilidade da presença de formol. Embora ainda aguarde um resultado que comprove o resultado positivo para o formaldeído, a empresa decidiu recolher o produto que ainda está no mercado. Confira os principais trechos da entrevista.

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Zero Hora – A Vonpar tem como rastrear os lotes suspeitos?

Claudio Fontes – Sim, tanto a origem do produto antes de chegar à indústria até o caminho percorrido depois, inclusive o ponto de venda. Temos informações dos atravessadores que entregaram e dos postos de resfriamento por onde passaram essas cargas adulteradas, assim como as praças para onde esse leite foi comercializado.

ZH – Qual a probabilidade desse leite já ter sido consumido?

Fontes – A chance existe, não teria como calcular percentualmente, mas se trata de produto de alto giro. Esses lotes foram produzidos em fevereiro e têm validade até 23 de junho.

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ZH – Como foi o retorno do recall até agora?

Fontes – Hoje (terça-feira) recebemos apenas cinco ligações de consumidores informando ter o lote suspeito em casa, mas não relataram algum problema de saúde causado pelo consumo, por exemplo. Em relação aos pontos de venda, começamos a retirar os lotes do mercado na segunda-feira e devemos concluir o processo amanhã (quarta-feira).

ZH – De que forma a Vonpar detectou a fraude?

Fontes – Ainda em novembro, após termos ouvido rumores no mercado de que haveria fraude envolvendo formol, passamos a incluir o exame (para detectar formaldeído) na lista dos testes exigidos pelo Ministério da Agricultura. Naquele período, novembro e dezembro, detectamos quatro cargas com produto adulterado, que foram barradas e, imediatamente, comunicamos ao Ministério Público. Mas, o mais surpreendente de tudo, é que, em um mesmo lote, exames rápidos de formol deram negativo em um determinando momento e positivo em outro. Ou seja, detectamos que o teste rápido não é confiável.

ZH – Como a empresa pode garantir que o leite que chega ao mercado hoje não é adulterado?

Fontes – Após constatar a fragilidade dos testes rápidos, em razão de resultados diferentes no mesmo lote, passamos a aplicar testes completos. Desde o dia 23 de março, todo leite que chega nas indústrias da empresa passa por exames completos, que demoram cerca de uma hora e 40 minutos, cumprindo um programa de melhoria assumido junto ao Ministério da Agricultura.

ZH – Como a marca Mu-Mu deve ser afetada por esse episódio?

Fontes – Esse episódio deixa uma mancha, que causará dúvidas aos consumidores. Mas é importante que o nosso consumidor saiba que esse recall de agora foi resultado de um problema que nós identificamos, não o Ministério da Agricultura. Tratamos o assunto com transparência, denunciando o transportador e o posto de resfriamento.

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Devolução

Lote e data de produção

3 ARC: 18/01/2013

1 NPE e 3 AAM: 18/02/2013

1 AJL e 4CLE: 19/02/2013

1 CPF, 4 AJL, 3 AAM e 1 CPE: 20/02/2013

4 AJL, 1 NPE e 3 DAM: 21/02/2013

4 CPE, 3DAM e 1 CPE: 22/02/2013

1 CPE, 4 AAM e 3 AJL: 23/02/2013

Comerciantes e consumidores que têm esses lotes em estoque devem entrar em contato com o Sistema de Atendimento ao Consumidor da Vonpar:

Telefone: 0800 517 542

Horários: de segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min e, aos sábados, das 7h30min às 13h30min