Do céu ao inferno. Em três anos, o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, deixou de ser o herói do acesso à Série A para se tornar o vilão no rebaixamento para a Segundona em 2011. Mesmo com a turbulência enfrentada pela má campanha, o dirigente nem cogitou renunciar ao cargo que ocupa há quase dez anos. Ele garante que seguirá no comando do Leão até o final de seu terceiro mandato, em dezembro de 2013. Assim como quando foi reeleito, em 2009, o presidente ignorou os pedidos da família para que abandonasse a presidência por causa das críticas. Zunino confia que o Avaí tem estrutura suficiente para suportar o revés sofrido e, para evitar a turbulência se repita, é essencial não cometer os mesmos erros.

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Isso não significa que o médico João Nilson Zunino tenha enfrentado de forma passível a insatisfação de torcedores e profissionais ligados ao futebol. Em determinados momentos, confessa ter ficado aborrecido com algumas manifestações. Para o presidente, quem resolve dirigir um clube de futebol no Brasil está no cargo pela paixão.

E analisa que isso precisa ser mudado. Zunino acredita que os clubes necessitam de um executivo que saiba fazer gestão, mesmo sem ter amor ou entender sobre o esporte. Para 2012, aposta em um time com garra para conquistar o Catarinense. E, na pior das hipóteses, terminar a Série B como quarto colocado.

VÍDEO – Entrevista com o presidente do Avaí

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Renúncia

Os meus filhos me conhecem. Sabem que eu jamais faria uma coisa dessas (renunciar) porque tenho muita responsabilidade e preciso cumprir com os deveres daquilo que assumo. A grande lição é que nós da diretoria, principalmente eu como presidente, aprendemos com os erros que cometemos

As críticas

A crítica é sempre importante e a grande maioria a faz de maneira construtiva. O que me deixa muito chateado é a tentativa de atingir as pessoas moralmente, legalmente e também a sua família. Isso é que dói. Não tem felicidade que apague esse tipo de coisa.

Paixão x gestão

A paixão atrapalha a gestão de um time de futebol porque a gente não consegue ter tranquilidade para deixá-la de lado. Não estou dizendo que não saiba (gerenciar). Acho que já dei provas disso, não tem problema algum. Mas os clubes precisam ser dirigidos como uma empresa.

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Perfil do time

Esse time tem a cara do Avaí, da raça. Acima de tudo, vai ser uma equipe que arrastará o bumbum na grama para ganhar, para disputar cada bola. É isso que está sendo feito. O Mauro Ovelha (técnico) e o Carlito (Arini, gerente de futebol) conversam e toda negociação o presidente tem participado, assim como outros integrantes da diretoria. Não adianta trazer jogador excepcional, muito bom, que nós queremos, mas que não é o tipo que o treinador gostaria de trabalhar. É preciso que se faça tudo com sintonia.

Sem “medalhões”

Este ano trouxemos uma porção, como o Caçapa que foi heptacampeão francês, o Lincoln, o Felipe, o Rafael. Não é isso que define o time. Temos que ter jogadores que queiram crescer e vencer na vida e não jogadores acomodados. Não quero dizer que os citados se enquadrem nesse perfil, mas apenas para explicar que não são os nomes que ganham jogos.

Categorias de base

Quem teve a oportunidade de ver o Avaí disputando a Sub-20 percebeu a qualidade dos jogadores que temos. São seis ou sete jogadores que serão colocados dentro do time principal.

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Expectativa

Quero que o torcedor tenha certeza que o Avaí sempre será grande. Posso garantir que, do ponto de vista de planejamento, de experiência, estamos muito melhor do que estávamos nos anos anteriores quando ainda estávamos na Série B. E que o ano que vem lutará fortemente para ser campeão do Estado e mais ainda para obter o título da Série B. Mas eu preciso do torcedor. Tenho certeza de que o torcedor sabe que essa dependência dele é enorme e, assim, contamos com a sua presença, se associando cada vez mais. Nós precisamos atingir níveis de sócios em torno de 20 mil e trabalharemos para isso.

Receita da TV

A informação que temos é que será melhor para as quatro equipes que caíram esse ano. Ou seja, será o mesmo valor que recebeu em 2011. Isto significa que será bem superior aos demais clubes que estão disputando a Série B, mas muito inferior se estivéssemos na Série A. Interiorização A marca Avaí, não só no Estado como no Brasil, tem sido uma constante preocupação de toda a nossa diretoria. A homenagem às cidades catarinenses em nível nacional e no Estado foi uma grande medida e tivemos resultados extraordinários mas, de fato, não basta. Outros projetos estão sendo preparados e implantados.

Mensagem

Que todos tenham um Natal muito feliz e muito azul. Que o Papai Noel esteja de azul e branco em cada um das casas dos avaianos e seja um Natal felicíssimo, rico e que, sem dúvida nenhuma, seja de uma prospecção de muitas vitórias em sua vida particular e também para acompanhar o que o Avaí irá fazer

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