Trafegar dentro da velocidade permitida nas ruas de Joinville parece um desafio para os motoristas. É o que apontam as estatísticas divulgadas pela Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb), de janeiro a dezembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

As multas de trânsito mais comuns são por excesso de velocidade – o que também comprova o poder dos 25 aparelhos eletrônicos instalados na cidade. Responsáveis por 43% das multas aplicadas em 2011, a quantidade de aparelhos deve aumentar em 2012.

No ano passado, 54.849 infrações mantiveram o excesso de velocidade no topo da lista. As multas aplicadas em motoristas pegos dirigindo com velocidade até 20% acima da permitida e os que extrapolaram (mais de 20%) chegam a 36,58% do total. Apesar da liderança, o número é menor que o do ano passado – 59.782.

A redução também foi verificada no total de multas: de 153.003 em 2010 para 149.960 no ano passado. A queda de 1,99% pouco influenciou a média de multas por dia. De 419 em 2010, desceu para 410 em 2011.

Continua depois da publicidade

Mas é possível que a infração tenha contribuído para que a arrecadação com as multas em 2011 ultrapassasse os R$ 13,2 milhões, superando 2010 em quase R$ 2,5 milhões.

Para a Conurb, que administra a receita das multas e repassa os valores que cabem às polícias e ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito, o excesso de velocidade influencia diretamente nas mortes no trânsito. Portanto, deve ganhar mais atenção com o aumento do número de radares, previsto para este ano. Até o último dia 20, foram registradas neste ano cinco mortes no trânsito do perímetro urbano de Joinville.

Entre final de fevereiro e o início de março, deve ser lançada licitação para a compra de 75 aparelhos de controle de velocidade, o que deve triplicar, até 2013, o número atual. É uma maneira de diminuir a taxa de acidentes de trânsito, afirma o presidente da Conurb, Francisco de Assis.

Continua depois da publicidade

– Seremos a cidade do Estado com maior número de radares -, garante.

Atualmente, na primeira posição está Florianópolis, com 75 equipamentos.

Logo após a segunda causa de multas em Joinville – estacionar irregularmente na área da Zona Azul – vem outro hábito arriscado no trânsito: falar ao celular enquanto dirige rendeu a motoristas 10.095 notificações no ano passado.

LEIA MAIS:

PM agora notifica mais

Déficit explicado com investimentos

Recursos crescem a cada ano