Enquanto o coração comercial do país pulsa na região sudeste, a geografia da curva de valorização imobiliária no país está migrando para o sul, mais especificamente, para Santa Catarina. O estado se tornou o grande fenômeno imobiliário que vem atraindo investimentos nacionais e internacionais. E, desde setembro de 2021 o mercado imobiliário de Balneário Camboriú, localizado no litoral norte catarinense, vivencia uma ascensão, no tocante à valorização do preço do metro quadrado.
Continua depois da publicidade
Os dados são da pesquisa Índice FipeZap que leva em consideração 50 cidades, sendo 16 delas capitais. Segundo dados publicados recentemente, Balneário Camboriú segue como cidade com maior valorização imobiliária do país, posto que ocupa desde abril de 2022. O estado de Santa Catarina conta ainda com outras quatro cidades entre as 10 com maior valorização no preço do metro quadrado. Nos últimos doze meses, acumulam altas expressivas as cidades Balneário Camboriú, seguida por São José, Itapema, Itajaí e Blumenau.
O curioso é que Balneário Camboriú é uma das menores cidades do Brasil em território, com apenas 46,8 km². É o segundo menor município de Santa Catarina, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com pouco espaço, a cidade se tornou território dos prédios altos e vem contribuindo não apenas para a valorização territorial do estado, mas também para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva e geração de empregos. Além disso, o estado de Santa Catarina tem uma vasta pluralidade cultural e uma economia bastante diversificada, com cinco municípios entre os 100 maiores PIBs do Brasil, segundo o IBGE.
A alta é impulsionada principalmente pelos imóveis de alto padrão, um fenômeno que cresceu junto com a altura dos prédios à beira-mar. Balneário Camboriú é o endereço de nove dos 10 prédios residenciais mais altos do Brasil – e, em breve, também terá o residencial mais alto do mundo, com projeto já submetido à aprovação nos órgãos competentes.
O empresário Jean Graciola destaca que a consolidação do destino Balneário Camboriú é fruto de investimentos públicos e privados, da associação de empresas que visam o desenvolvimento da cidade. “A cidade possui características que atraem não apenas investidores do país, mas também desperta o interesse no exterior. Com a localização estratégica, o perfil dos moradores também vem se transformando, criando um novo eixo de negócios no país. De uma cidade que pulsava na temporada para uma localidade que tem atraído cada vez mais moradores em busca de qualidade de vida, segurança e índices de Desenvolvimento Humano e Educação”, afirma o presidente da FG Empreendimentos, Jean Graciola.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú é também o endereço de nove dos 10 mais altos prédios residenciais do Brasil e, em breve, também terá o residencial mais alto do mundo, com projeto já submetido à aprovação nos órgãos competentes. “Esses dados poderiam gerar estancamento, contudo, o planejamento de Balneário Camboriú sempre foi focado no desenvolvimento, no acolhimento e na valorização do destino, suas belezas naturais e o crescimento ordenado.
Dessa forma, juntamente com o turismo e o lazer, a construção civil é a mola propulsora da economia local e vem impulsionando também o crescimento do mercado em todo Estado. Com isso, todos ganham, pois o segmento cresce, o desenvolvimento de tecnologias e mão de obra acompanha o ritmo acelerado e o mercado absorve produtos disruptivos e inovadores”, completa Graciola.
Além de ocupar o primeiro lugar na valorização imobiliária no país, Balneário Camboriú também vem despontando no quesito tecnologia e verticalização. As soluções técnicas adotadas para a construção dos edifícios altos em na cidade do litoral norte de Santa Catarina, seus impactos relacionados e os resultados da implementação dos conceitos e tecnologias de verticalização dos últimos anos de foram abordados recentemente São Paulo Expo, durante o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado na Feicon, maior evento do segmento na América Latina. E mais, o pioneirismo vem abrindo novas portas para o país: pela primeira vez o Brasil teve representação no maior evento de construção de prédios altos do planeta.
O CTBUH International Conference 2023 aconteceu em Singapura reunindo os principais players do segmento de prédios altos. Além de contar com palestrantes nas plenárias, uma brasileira, a engenheira Stephane Domeneghini, integrou o júri que elegeu os principais projetos de edifícios altos e sustentabilidade urbana ao redor do mundo, chancelados pelo CTBUH Habitat (CTBUH – Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano) – organização americana sem fins lucrativos – e que promove anualmente um concurso para eleger os melhores edifícios do planeta.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a FG Empreendimentos no site
Leia também
BC é + Verão: Projeto revela o melhor da temporada de verão em BC
Roda Gigante de BC receberá marca da EQI Investimentos projetada durante o Réveillon
Descubra Balneário Camboriú: O destino que cativou o mercado de investimentos