A Servidão Missão Jovem, onde fica o Hospital de Olhos de Florianópolis, foi fechada na manhã deste sábado (29) para servir de espaço para brincadeiras, enquanto as crianças do Instituto Guga Kuerten aguardavam por atendimento médico.

Continua depois da publicidade

Até as 16h, ocorre no local o projeto Olhar Amigo, em que 281 crianças são examinadas e, com prescrição médica, recebem óculos gratuitamente.

– Sabemos o quanto é importante para as crianças em fase escolar enxergar bem para aprender. Então, dessa parceria com Hospital de Olhos e outros apoiadores que fornecem lentes e armação, se cria uma grande oportunidade – disse a presidente do IGK Alice Kuerten.

Crianças do IGK brincam enquanto esperam atendimento no Hospital de Olhos
Crianças do IGK brincam enquanto esperam atendimento no Hospital de Olhos (Foto: Juliana Gomes/ CBN Diário)

O projeto Olhar Amigo chega este ano à quinta edição, com mais de 1 mil crianças beneficiadas.

Continua depois da publicidade

Alexandre Margraf levou a filha Carolina, de 12 anos, pela terceira vez para ser examinada.

– É tão importante quando dão atenção para os filhos da gente. Por ser já a terceira vez, a gente já está habituado com esse carinho. Minha filha tem usado óculos e todo ano vem renovando. A saúde dela estado bem reflete em tudo, até na parte da escola, todos os aspectos da vida dela são mais felizes – diz Alexandre.

A menina estava animada com o atendimento.

– A doutora vê se aumentou um pouco meu grau e vou escolher uma armação nova- conta.

Antes do exame médico, crianças tinham a pupila dilatada
Antes do exame médico, crianças tinham a pupila dilatada (Foto: Juliana Gomes/ CBN Diário)

Ouça a reportagem que foi ao ar no Notícia na Manhã:

O diretor do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) Ernani Garcia esteve a frente de 20 médicos voluntários nesta manhã.

– As crianças que têm dificuldade para enxergar chegam aqui e se precisarem usar óculos recebem em até 30 dias em casa. Se for outra patologia que precisa de acompanhamento é dado seguimento no hospital – explicou.

Em média, um óculos custa R$ 500, valor que pesa no orçamento de muitas famílias, por isso, para o empresário Jorge Pizzolatti também é importante participar do projeto.

Continua depois da publicidade

– Estamos com mais de 20 lojas na Grande Florianópolis, não tem como a gente não apoiar a sociedade. Sabemos o quanto faz diferença pras crianças, até no desempenho escolar, enxergar bem. Muda tudo. Também queremos fazer a nossa parte – disse.

Ouça a segunda reportagem: