A partir desta semana, os exames de visão deixam de ser feitos dentro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Florianópolis, Jaraguá do Sul, Ituporanga e Chapecó.
Continua depois da publicidade
Esse atendimento é uma exigência para obter e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Florianópolis, os médicos que atendiam no Detran, em sua maioria, estão instalados nas proximidades do órgão no Estreito.
Conforme a delegada Sandra Mara Pereira, diretora do Detran Estadual, em 26 Circunscrições Regionais de Trânsito do estado, os médicos já não atendiam dentro nas dependências do Departamento. Além disso, conforme a diretora, a saída deles atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
– Eles estavam aqui (no Detran) há muitos anos e não há amparo legal para permanência deles. Se eles ficassem, teríamos que abrir para os psicólogos e despachantes também se instalarem. Não é dever do Estado financiar o privado. Eles estavam aqui gastando água e luz do Detran, sem pagar aluguel e pagar impostos. Assim como tem reclamação porque eles saíram, também tinha porque estavam aqui prestando serviço em instalações inadequadas para atendimento médico. As resoluções preveem que eles tenham instalações próprias – declarou.
Continua depois da publicidade