Atualmente, a medicina está mais avançada do que nunca, e temos a possibilidade de investigar todo nosso corpo para saber se algo está errado. Entretanto, isso pode gerar uma dúvida importante em quem não é da área da saúde: quais exames de rotina precisamos fazer?

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Hora pelo canal do WhatsApp

Ao contrário do que muitos podem imaginar, existem exames específicos a serem feitos para cada faixa etária e gênero. Não é a mesma coisa para todo mundo. Então, trouxemos para você quais exames são fundamentais para todos nós e quais são específicos para crianças, mulheres, homens e idosos.

Porém, a decisão sobre qual exame fazer e em que momento, sempre deve ser feita entre médico e paciente. Por isso, procure os especialistas de cada área ou converse com o médico de sua confiança.

Continua depois da publicidade

Qual a importância de fazer exames de rotina?

Primeiramente, precisamos entender qual a importância dos exames para a nossa saúde. Os exames ajudam a avaliar o estado de saúde, detectando doenças que não apresentam sintomas no começo. Assim, o tratamento tem uma maior chance de ser bem-sucedido.

Mas não é só fazer o exame, também é importante ter acompanhamento médico ao longo de todo processo. Aliás, os exames devem ser feitos depois de uma solicitação médica, e fazer o retorno também é importante, para que ele analise os resultados de forma técnica.

Quais exames de rotinas precisamos fazer?

Agora que já sabemos a importância de fazer esses testes, vamos falar um pouco sobre os exames em si. Primeiro vamos falar dos gerais, depois os específicos de idade e gênero.

Continua depois da publicidade

Exames gerais

Hemograma

De início, vamos trazer um dos exames mais importantes que precisamos fazer. De acordo com o site do Hospital Albert Einstein, o teste é fundamental para saber o nível de células brancas, que podem alertar sobre uma infecção e as células vermelhas que identificam anemias.

Colesterol

Outro exame importante é o de colesterol. Segundo o Albert Einstein, é assim que podemos medir LDL, que é o colesterol ruim, e o HDL, colesterol bom. Portanto, ele demonstra a possibilidade de doenças cardíacas e inicia mudanças na rotina se for necessário.

Glicemia

Seguindo a mesma linha, a glicose é um dos exames mais importantes no controle da Diabetes tipo 2. Conforme o Vida Saudável, também analisa sua resposta à insulina. Algo importante, mas que muitas vezes é deixado de lado.

Continua depois da publicidade

TSH e T4

Assim como a insulina, outra parte do nosso corpo que às vezes é ignorada é a tireoide, e esse exame analisa como anda a saúde dessa pequena glândula que regula várias partes do nosso organismo. Além disso, o teste alerta sobre hiper ou hipotiroidismo.

Transaminases

A saber, esse exame analisa os níveis de várias substâncias que indicam problemas no fígado. Segundo o Albert Einstein, os problemas nesse órgão costumam ser bastante silenciosos. Algo que torna os testes fundamentais.

Exames de rotina para mulheres

Papanicolau

Vamos começar a lista de exames preventivos das mulheres, vamos falar do que é talvez o mais importante. O Papanicolau é o exame que detecta casos precoces de câncer de útero no Brasil. Apesar de ser a quarta maior causa de morte de mulheres no Brasil, o Ministério da Saúde aponta que as chances de cura são de 100% se o diagnóstico for em fases iniciais.

Continua depois da publicidade

Pesquisa de HPV de alto risco

Esse exame entrou na lista de recomendados recentemente. De acordo com o jornal Estado de Minas, o Papiloma Virus Humano tem algumas variações que também aumentam a chance de câncer de colo de útero.

Mamografia

Assim como os dois anteriores, esse exame também é preventivo de câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a mamografia é indicada para mulheres que tenham entre 50 e 89 anos, mesmo sem os sintomas. A recomendação é fazer uma vez a cada dois anos.

Exames de rotina para homens

PSA

Na lista de exames masculinos, um dos principais é o PSA. Segundo o hospital Albert Einstein, esse é um teste de sangue que ajuda no diagnóstico de câncer de próstata. É recomendado a partir dos 40 anos.

Continua depois da publicidade

Toque retal

Apesar de todo o estigma em cima do exame, ele é fundamental. Nele, o médico introduz o dedo no reto, para analisar textura e tamanho da próstata. Indicado a partir dos 45 anos para os homens.

Idosos

Densitometria óssea

Um dos exames mais importantes para a terceira idade é a densitometria óssea. Segundo o portal do Dr. Dráuzio Varela. esse teste mede a perda de massa óssea, que é o principal indicativo de osteoporose. Passa a ser indicado para mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70.

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma é um dos exames mais importantes para monitorar a saúde do coração. De acordo com o Hospital Albert Einstein, esse teste mede os impulsos elétricos emitidos pelo músculo do coração. Assim, é possível verificar arritmias, insuficiências cardíacas e outros quadros perigosos.

Continua depois da publicidade

Crianças

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde, não existe nenhum exame de rotina específico para crianças saudáveis. O recomendado é fazer exames gerais indicados para todos e citados acima.

Curioso para ver mais sobre saúde ou tirar aquela dúvida sobre suplementos? Encontre as respostas com as Dicas NSC, do Hora.

Leia mais

Os sinais de que a vitamina D está muito baixa no seu corpo

Corrimento x secreção vaginal: você sabe como diferenciar?

O que o consumo de Whey Protein faz no seu organismo