Segundo tumor de maior incidência no mundo, o câncer de mama deverá ser diagnosticado, só no Brasil, em cerca de 54 mil mulheres até o fim do ano, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer. Como alertam constantemente as campanhas de prevenção, realizar exames periódicos é fundamental para que casos positivos sejam tratados no início, aumentando as chances de cura. Outro caminho na luta contra a doença é o avanço tecnológico e, nesse sentido, a mamografia digital é a mais recente e eficaz aliada. Tecnologia relativamente recente, ela permite detectar nódulos muito pequenos que poderiam passar despercebidos no exame convencional.

Continua depois da publicidade

Esse tipo de exame utiliza o sistema em tela de alta resolução, com receptor para capturar e registrar as imagens do órgão. Com o sistema computadorizado, o radiologista pode obter imagens ampliadas e com mais contraste, para obter mais informações sobre as lesões.

Os recursos avançados e as imagens de alta qualidade da mamografia digital oferecem vantagens como maior possibilidade de detectar nódulos microscópicos e pequenas alterações, principalmente em seios volumosos, com tecidos mamários muito firmes ou densos. O sistema registra a imagem com qualidade mais apurada e em poucos segundos, o que reduz o número de repetições de exame e a paciente fica menos exposta ao raio-X.

Continua depois da publicidade