Um idoso de 85 anos foi morto durante um assalto à casa dele em Garopaba, no Sul do estado, neste domingo (18). Jovino Piucco, farmacêutico conhecido na cidade e ex-vereador, foi baleado ao tentar reagir à abordagem de dois criminosos. Eles conseguiram fugir.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Conforme as primeiras informações apuradas pela Polícia Militar no local, a dupla armada rendeu Jovino e a esposa por volta do meio-dia. O cofre do casal foi aberto e a suspeita é que a vítima tenha pego a arma que estava guardada dentro dele para se defender. Foi neste momento que os assaltantes dispararam contra o homem. Ele foi atingido por um tiro na cabeça. Quando o socorro chegou, o idoso já estava sem vida.

Os bandidos pegaram certa quantia do cofre, ainda não informada, e fugiram. O imóvel fica no Centro do município, mas em um lugar em que não há câmeras de monitoramento, há muita vegetação e poucos vizinhos, o que dificulta o trabalho de busca. A Polícia Militar de Garopaba, Imbituba e Polícia Civil tentam localizar os suspeitos.

Farmacêutico e ex-vereador

O latrocínio (roubo seguido de morte) chocou moradores de Garopaba, cidade que não costuma registrar ocorrências violentas como esta. A vítima era conhecida na região, já que foi dona por muitos anos da única farmácia do município. O farmacêutico foi vereador por cinco vezes. 

Continua depois da publicidade

Em 2018, recebeu homenagem da Câmara pelos serviços prestados enquanto parlamentar. Chegou à cidade em 1955 para montar a própria farmácia, a primeira legalizada quando Garopaba ainda pertencia à Comarca de Palhoça. Tornou-se vereador na primeira eleição municipal, em 1962. Depois na 3ª, 5ª, 6ª e 8ª legislaturas. 

Primeiro corretor de imóveis registrado em Garopaba, Jovino foi também funcionário público da Secretaria do Estado da Saúde. Em 2011, na comemoração dos 50 anos de Emancipação Política de Garopaba, recebeu o titulo de cidadão honorário.