Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (15) em um barranco às margens da SC-403, no bairro Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha, em Florianópolis. A vítima é Thomaz Cardoso Lucas Barbosa, 32 anos, ex-secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Queluz, cidade de pouco mais de 10 mil habitantes no interior de São Paulo. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital.
Continua depois da publicidade
Natural de Jacareí, também no interior paulista, Thomaz havia se mudado para Florianópolis. Desde fevereiro, ele atuava como auxiliar administrativo do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) da Federação Catarinense de Basketball na Vila União, no Norte da Ilha de Santa Catarina.
O prefeito de Queluz, Laurindo Joaquim da Silva Garcez, decretou luto oficial por três dias na cidade. Thomaz exerceu o cargo de secretário de Cultura entre 2017 e 2019.
Nesta segunda, a Federação Catarinense de Basketball também divulgou nota de pesar pela morte dele.
“Thomaz iniciou sua caminhada na FCB em fevereiro deste ano e, em pouco tempo, conquistou o carinho das famílias da Vila União, além do respeito de colegas de trabalho por sua entrega. Um amigo alegre no dia-a-dia que sempre deu o seu melhor para oferecer o melhor às crianças. Uma pessoa apaixonada pela vida que buscava realizar seus sonhos e objetivos”, diz a nota.
Continua depois da publicidade
Morte foi por asfixia, diz delegado
Segundo o delegado Ênio Mattos, titular da Delegacia de Homicídios da Capital, o homem foi morto por asfixia. Ainda de acordo com Mattos, a polícia está trabalhando no caso, mas ele não deu mais detalhes sobre as linhas de investigação.
O corpo da vítima foi encontrado em uma área de mata e tinha marcas de agressão. Ele estava seminu, vestindo apenas um moletom e roupa íntima. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 9h desta segunda.
De acordo com a PM, policiais faziam rondas quando foram informados por um casal de que havia um homem deitado próximo à calçada da rodovia. Quando chegaram ao local, constataram que ele estava morto.
Conforme o Instituto Geral de Perícias (IGP), o corpo de Thomaz foi liberado na madrugada desta terça-feira (16).
Continua depois da publicidade