Um ex-professor de uma escola de Dona Emma, no Alto Vale, foi preso segunda-feira suspeito de abusar sexualmente de alunos. O homem de 18 anos, que não teve o nome divulgado pela Polícia Civil, teria se envolvido com cinco meninos com idades entre 11 e 14 anos do fim do ano passado até o fim de março. Ele teria praticado sexo oral em dois meninos. Segundo as investigações, as crianças eram alunas do suspeito.

Continua depois da publicidade

Como pretexto para levá-los até sua casa, ele teria convidado os meninos para jogar videogame e assistir filmes. Ele foi preso nas proximidades de casa e encaminhado à Unidade Prisional Avançada (UPA) de Indaial, onde aguardará o andamento do processo. Caso seja condenado, a pena prevista vai de oito a 15 anos.

O delegado da comarca de Presidente Getúlio e responsável pelo caso, Juliano Tumitan, explica que o professor também responderá por importunação ofensiva ao pudor – considerada uma contravenção penal. O jovem teria lido trechos de livros em inglês com conotação sexual para alguns alunos no pátio da Escola de Educação Básica Lindo Sardagna.

– O estupro de vulnerável (praticado contra jovens de até 14 anos) é um crime raro nessa região. Recebemos muitas denúncias vazias. Nesse caso, pensaram até em linchar o acusado – disse o delegado.

Continua depois da publicidade

Tumitan conta que a maioria dos meninos foi ouvida na delegacia com acompanhamento do Conselho Tutelar, em função da pressa que a Polícia Civil estava para concluir o inquérito e retirar o acusado do convívio social. No procedimento padrão, os depoimentos das crianças e adolescentes são coletados por psicólogos fora da delegacia.

A gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Ibirama – que atende o município de Dona Emma – afirmou que encaminhará até o fim da tarde uma nota oficial com o posicionamento do governo do Estado sobre o assunto.