Eventuais irregularidades na apuração e desigualdade na ocupação dos meios de comunicação pelos candidatos à presidência da Venezuela _ é bem superior a presença do presidente interino, Nicolás Maduro, do que a do oposicionista Henrique Capriles _ levaram líderes latino-americanos a pedir lisura nas eleições.

Continua depois da publicidade

Uma carta escrita por nove ex-presidentes e 350 parlamentares de 13 países da região pede ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) transparência no pleito do próximo domingo.

Chamou a atenção do grupo o fato de Maduro ter pedido à oposição um pacto de aceitação do resultado. Não ficou clara a motivação do presidente interino. Entre os ex-presidentes que assinaram o documento, estão o argentino Fernando de la Rúa, o peruano Alejandro Toledo, o equatoriano Lucio Gutierrez e o mexicano Vicente Fox.

Trechos da carta:

Continua depois da publicidade

“A democracia na Venezuela e no continente latino-americano necessita de um acompanhamento atento e crítico dos democratas da região e do mundo.”

“A comunidade internacional democrática está comprometida com o desenvolvimento de um processo eleitoral transparente, livre e equitativo.”