A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Disclosure para investigar supostos crimes contra o mercado financeiro e organização criminosa cometidos por ex-diretores e ex-executivos da Lojas Americanas. Entre os alvos estão importantes nomes, como o ex-presidente da rede, Miguel Gutierrez, e o ex-CEO João Guerra Duarte Neto. Ao todo, são 14 investigados.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro. Os crimes pelos quais os ex-executivos são investigados são manipulação de mercado e uso de informação privilegiada.

Segundo a decisão judicial que autorizou a operação policial, a PF atribui aos investigados “manobras fraudulentas” destinadas a alterar “os resultados reais da empresa, com o objetivo de receber vantagens indevidas com o pagamento de bônus por metas atingidas, e elevar de forma ilícita a cotação das ações das Americanas, pois, assim, gerariam ganhos financeiros não justificados, visto que alguns dos investigados tinham participação acionária nas empresas”.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Continua depois da publicidade

Leia também

Frio chega a SC e cidades amanhecem com temperaturas abaixo de zero

Veja cinco casas do Airbnb que fogem do tradicional para alugar na Serra de SC no inverno

Santa Catarina deixou de aplicar R$ 265 milhões em ações de defesa civil desde 2020