João Kiyoshi Otuki, professor e ex-presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), morreu neste sábado (3) após contrair Covid-19. Ele estava hospitalizado há um mês no Hospital da Unimed, na cidade de São José, região da Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
João esteve à frente de diversos projetos na área esportiva, com destaque para a presidência da Fundação de Esportes da Prefeitura de Joinville e da Comissão Organizadora dos Jogos Abertos de Joinville.
Além disso, participou ativamente da criação do curso de Educação Física da Univille, foi comentarista esportivo na imprensa catarinense e ocupou a presidência da Fundação Catarinense de Esporte.
– O desenvolvimento e a profissionalização do esporte são os grandes legados deixado pelo professor Kiyoshi para Joinville – destaca o prefeito.
Continua depois da publicidade
Atleta há quase 60 anos
Licenciado em educação física pela Universidade do Paraná e pós graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João iniciou sua carreira como atleta em 1962 representando o Colégio Estadual de Cambará nos primeiros jogos escolares do Paraná.
Especializou-se em natação onde conquistou medalhas em jogos brasileiros. Iniciou sua atividade profissional em Santa Catarina em 1971 como docente da Escola Superior de Educação Fisica de Joinville.