O ex-primeiro ministro português José Sócrates foi detido na sexta-feira no âmbito de um processo no qual foram investigados crimes de fraude fiscal, informou, em nota, a Procuradoria-Geral da República (PGR) de Portugal. É a primeira vez na história da democracia portuguesa que um ex-primeiro ministro é detido para interrogatório judicial.
Continua depois da publicidade
Segundo fontes policiais, a detenção foi feita quando Sócrates chegava ao aeroporto de Lisboa. Além dele, outras três pessoas já tinham sido detidas em diligências feitas nos últimos dias, relatou a PGR.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
O inquérito, que está sendo feito no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), incide sobre suspeitas de crimes de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção.
Os outros detidos foram levados a um juiz de instrução criminal na sexta-feira e os interrogatórios prosseguem neste sábado, quando Sócrates será levado a depor.
Continua depois da publicidade
O inquérito investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro injustificados, pormenorizou a Procuradoria.
*Agência Brasil