O ex-prefeito de Brusque Ciro Roza (PSB) foi condenado a seis anos, dois meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto por desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro. Segundo a Justiça, os crimes ocorreram em 2007. Tiago Maestri, fornecedor da prefeitura na época, recebeu a mesma sentença. Milton da Silva, ex-assessor de Ciro, foi condenado a três anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime aberto por lavagem de dinheiro.
Continua depois da publicidade
De acordo com os autos, durante dois processos licitatórios para compra de 4 mil toras para a prefeitura, foram apontadas irregularidades. O único participante dos processos foi Tiago Maestri, que recebeu R$ 645 mil em cada um. A investigação mostrou ainda que o volume de material nunca foi entregue e que seria superior as necessidades da prefeitura. Segundo a ação, do valor recebido por Maestri, R$ 500 mil foram repassados ao ex-prefeito através de uma operação de lavagem de dinheiro feita pelo assessor Milton da Silva. Os advogados dos envolvidos alegam que devem recorrer da sentença.
A Justiça mandou a prefeitura de Lages demitir mais de mil servidores temporários por contratação irregular. O prazo é até o dia 7 de março. A ação foi movida pelo Ministério Público (MP). Por lei, para entrar na administração pública, é preciso passar em concurso público, ter um cargo comissionado ou ser contratado por tempo determinado. Este último caso só vale quando a administração tiver grande necessidade em preencher a vaga.
O MP diz que a maioria das contratações na prefeitura não segue nenhuma dessas três regras. A maioria desses servidores está na educação e na saúde. A prefeitura de Lages diz que, se for obrigada a cumprir a decisão, vai ter que parar parte dos serviços. A procuradoria do município diz que um concurso público feito no ano passado deve preencher 750 vagas. Os aprovados estão sendo chamados aos poucos, mas não são suficientes para preencher todas as necessidades abertas pelas demissões.
Ouça o boletim do Giro Estadual, de Leandro Lessa:
Continua depois da publicidade
*Com apoio do G1 SC, da RBSTV, do Jornal de Santa Catarina e do Diário Catarinense