O ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing (PSD) será ouvido nesta quarta-feira pelo Ministério Público, em Florianópolis. O depoimento do atual presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) faz parte das investigações que deram a origem Operação Tapete Negro.

Continua depois da publicidade

A previsão do promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz, responsável pelo inquérito, é de que até o final de julho seja concluído o relatório com a análise dos depoimentos. Mais de 15 pessoas foram ouvidas. O documento define os rumos do processo, indicando o oferecimento de denúncia dos supostos envolvidos, a continuidade das investigações ou o arquivamento do caso.

A investigação apura supostas irregularidades em contratos entre a prefeitura e a Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB). O caso começou em 2006. Na época, o Ministério Público questionou a terceirização feita pela empresa para a reforma de duas escolas municipais.

Em seguida, foi aberto o inquérito civil público que apontou a suspeita de desvio de recursos públicos, por meio das subcontratações. A Operação Tapete Negro foi deflagrada em dezembro de 2012, quando foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão.

Continua depois da publicidade