O ex-prefeito de Agronômica, José Angelo Merini, morreu após ser baleado em um assalto na noite desta quinta-feira em Agronômica, no Alto Vale do Itajaí. Dois homens chegaram ao Supermercado Mastervale Zé Merini, no Centro de Agronômica, por volta das 19h30min e anunciaram o assalto.

Continua depois da publicidade

Segundo contou à reportagem Arlindo Cami Junior, sobrinho de Merini, os bandidos teriam pego R$ 160 do caixa e colocado em uma mochila. Na saída, porém, Merini e seu cunhado Adionir Luiz Venturi, que também estava no marcado, entraram em luta corporal com os dois bandidos.

Durante a ação Merini foi atingido por dois tiros e Venturi levou uma coronhada. Logo após os disparos, testemunhas informaram ter visto dois homens fugindo do local. Após a briga os bandidos fugiram deixando a arma e a mochila com o dinheiro que havia sido roubado.

O ex-prefeito chegou a ser encaminhado ao Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelos tiros. Venturi foi ferido no olho e levou cinco pontos no supercílio e foi liberado ainda na noite de quinta-feira.

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar foi acionada e fez rondas pela localidade de Alto Mosquitinho. Os policiais localizaram um veículo parado e ainda com o motor ligado, com manchas de sangue no interior. Duas mulheres foram abordadas e com elas foram encontrados documentos dos possíveis autores do assalto. No mercado também foi localizado um revólver calibre 38.

A Delegacia de Polícia Civil de Rio do Sul assumiu a ocorrência. O sobrinho do ex-prefeito disse que há cerca de cem policiais trabalhando na região em busca dos suspeitos, que teriam se escondido na mata. As buscas também contam com o apoio de um helicóptero da Polícia Civil enviado de Florianópolis. Até o momento, porém, não há mais informações sobre os possíveis autores do crime.

Comerciante e prefeito

José Ângelo Merini tinha 48 anos e era proprietário do Supermercado Zé Merini. Foi trabalhando no comércio que conheceu o povo de Agronômica a ponto de se eleger prefeito no ano 2000. Teve apenas um mandato, de 2001 a 2004, e era filiado na época ao PFL (atual DEM). O ex-prefeito, que também era sócio de uma madeireira, deixa a esposa Eliane Merini Venturi e dois filhos, Felipe e Sabrina.

Continua depois da publicidade

O corpo de Merini está sendo velado no Ginásio Municipal de Esportes de Agronômica. A missa de corpo presente será realizada às 17h desta sexta-feira, e o enterro ocorre em seguida, no Cemitério Municipal.