Uma brasileira que vive em uma cidade da Flórida, nos Estados Unidos, se prepara em casa para enfrentar a passagem do furacão Milton. O fenômeno foi classificado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como a pior tempestade a atingir a Flórida em um século e deve tocar o solo do estado norte-americano nesta quarta-feira (9).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Graziele Ramos Nichelle, que possui família em Joinville e morou na maior cidade de Santa Catarina por anos, vive em Winter Garden, uma cidade a pouco mais de 140 quilômetros de Tampa Bay, região onde o fenômeno deve causar maiores preocupações. Ela revela que não precisou deixar a casa, mas que necessitou tomar cuidados para se proteger da chuva forte, ventos e risco de tornados.
Mulher detalha preparação para furacão nas redes sociais
Continua depois da publicidade
— Na nossa região não foi dada ordem de evacuação. Somente pessoas que moram em motorhomes e que necessitam de respiradores ou algo neste sentido. Sobre segurança, a gente tem que sempre saber na nossa casa qual o lugar mais seguro. Na minha residência, o lugar mais seguro é sempre no andar de baixo, onde tem um lavabo. Dentro, ficamos com alimentos e água, até ser resgatados, caso necessário — disse Graziele.
Família de SC deixa tudo para trás na Flórida para fugir do Furacão Milton: “Tristeza”
Além de proteção contra os fenômenos naturais, ela deve se preparar para ficar sem água e energia elétrica. Ela, que vive há cinco anos no país, já enfrentou outros furacões, mas está preocupada com o Milton.
— Tudo que está do lado de fora da casa, que esteja solto, a gente trouxe para dentro das casas. É informado que a gente esteja com o tanque de combustível cheio do carro e uma mala com roupa e documentação, preparado para caso tenha que sair da casa — afirma.
Ao entardecer desta quarta-feira, a brasileira já relatou o início de chuvas com ventos fortes. Mesmo assim, o sentimento é de segurança.
Continua depois da publicidade
— Os caminhões do Exército estão prontos para religar a energia. Todos os bombeiros e a polícia estão em alerta máximo. A gente se sente muito seguro. Se seguir as orientações ficará mais fácil — revela.
Atualmente, o furacão Milton, que rapidamente se intensificou para uma categoria 5 no Golfo do México, é esperado para atingir a área próxima à Tampa como uma tempestade de categoria 3, com ventos de 200 km/h e fortes inundações previstas.
Leia também
Flórida, nos EUA, se prepara para pior tempestade em um século com furacão Milton
De Milton a Katrina: Conheça todos os nomes de furacões e como eles são escolhidos