Os telefones ainda eram “da casa de alguém”. Quando a pessoa não estava, deixava-se recado. Era a capacidade máxima do telefone até então. Só máquinas fotográficas – que usavam filme – faziam foto e raras eram aquelas que capturavam imagens panorâmicas.

Continua depois da publicidade

Mas, 30 anos atrás, Enéas Guardiola Meinhardt enxergou uma paisagem mudando em Florianópolis. A Avenida Beira-Mar passava por ampliação. O Estádio Adolpho Konder ainda não dera lugar ao shopping.

Da janela do apartamento, no 13º andar do Edifício Solar de Angra dos Reis, Enéas clicou foto após foto. Mandou revelar o filme, ampliar os negativos até montar sua panorâmica, em 1981. Onze anos mais tarde, repetiu a tarefa. Autodeclarado um entusiasta pela fotografia, Enéas coleciona outras imagens antigas de Santa Catarina.

Natural de Cachoeira do Sul (RS), ele morou em Florianópolis, Lages, Blumenau e Itajaí. Hoje, de Curitiba, Enéas nos mandou as fotos por e-mail, afinal, os tempos mudaram. O amor pelas fotografias, este sim, já é paixão de muitos verões.

Continua depois da publicidade