Diferente do futebol, os atletas do futsal possuem uma carreira curta, e, muitas vezes, precisam escolher entre um sonho distante ou uma oportunidade que aparece de repente. Isso foi o que aconteceu com o goleiro João Neto, que trocou o objetivo de ganhar a Liga Nacional com o Jaraguá Futsal para disputar a Liga Saudita pelo Al-Nassr, equipe da Arábia Saudita.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Aos 32 anos, João Neto defendeu, em Santa Catarina, o Concórdia, entre 2016 e 2017, e o Jaraguá. No clube do Norte catarinense, Neto ingressou em 2018 e colecionou as melhores memórias da carreira até 2024, sendo considerado um ídolo recente do clube. No currículo pelo Alvinegro, leva seis títulos: Campeonato Catarinense (2021 e 2022), Jogos Abertos de Santa Catarina (2022), Recopa SC (2022), Copa Sul (2023) e Copa Três Coroas (2019).
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Veja fotos do goleiro João Neto na Arábia Saudita
Continua depois da publicidade
Em fevereiro deste ano, o atleta trocou o futsal de Santa Catarina pela Arábia Saudita, em uma proposta considerada “irrecusável”.
— Eu não vim para cá para ficar rico, mas para a realidade do futsal o salário é muito melhor. Vim para cá para melhorar a vida da minha família. A estrutura é maravilhosa, as pessoas não tem noção de como a gente tem tudo aqui — explica João.
A rotina na Arábia Saudita e a foto com Cristiano Ronaldo
Fundado há apenas três anos, o campeonato árabe conta com 20 equipes, divididas em dois grupos de dez, que depois se enfrentam nas eliminatórias. Neste ano, a final foi entre Al Ettifaq e o Al Nassr, com a equipe do brasileiro ficando em segundo lugar. De férias, ele revela como foi a adaptação e a primeira temporada.
— O árabe é extremamente receptivo, fui muito bem recebido. Costumo jogar com um terço (católico) atrás da trave e não tive problema nenhum. Essa final foi uma das derrotas mais doídas da minha carreira, foi um time que cresceu muito e tem excelentes jogadores — afirma o goleiro.
Continua depois da publicidade
A estrutura do clube em Riade, capital da Arábia Saudita, é a mesma do time de futebol, que conta com estrelas como Cristiano Ronaldo, Laporte, Sadio Mané e Otávio, que, assim como João Neto, é paraibano de João Pessoa. Apaixonado por futebol, o atleta brasileiro é fã de CR7 e não perdeu a oportunidade de conhecer a estrela mundial.
— A gente cruza com os jogadores a todo momento, tem livre acesso a todos, com exceção do Cristiano Ronaldo, que precisa dos seguranças até para conseguir se locomover. A foto com o Cristiano foi um combinado com o Otávio, que conheço desde pequeno. Eu estava esperando para tirar uma foto quando encontrei com o Otávio e pedi para ele me ajudar. Ele foi até o vestiário, e, depois, o Cristiano veio para tirar a foto. Fiquei nervoso, mas foi uma experiência muito legal — conta João.
“Experiências que eu vou guardar para o resto da minha vida”
Jornalista por formação, João Neto trabalhou como repórter esportivo antes de ingressar no futsal. Para ele, não tem coisa melhor que a oportunidade de jogar fora do país, conhecer jogadores famosos e acompanhar os jogos da Liga Saudita.
— Me proporciona experiências que vou guardar para o resto da minha vida. No primeiro dia que estava aqui, fui no jogo do Al-Nassr, vi um gol do Cristiano, do Otávio, depois já vi um hat-trick que o Cristiano fez. Espero continuar vivendo isso e agora com a minha família na volta — disse.
Continua depois da publicidade
Com contrato até maio de 2025, ele também planeja levar a família no retorno à Arábia. O goleiro espera permanecer no clube árabe e afirma que vai buscar a renovação no próximo ano.
— O resultado condiciona muitas coisas. Eu não tive esse tempo de adaptação, mas eu me adaptei super bem. Eles (a diretoria) ficaram impressionados como eu me adaptei e conseguiram ver o crescimento que a equipe teve desde que eu cheguei. Meu objetivo é ficar alguns anos aqui e dar a eles esse título inédito — afirma Neto.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Curitiba será a casa do Grêmio em partidas da Libertadores e Brasileirão nos próximos dias
Nadador olímpico apresenta autobiografia na Feira do Livro de Joinville 2024
VÍDEO: Silvio Luiz narrou gol de falta do JEC na campanha do título da Série B