Após quase cinco horas de depoimento, o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias deixou a sede da Polícia Federal, na Asa Norte, em Brasília, por volta das 13h34 da tarde desta sexta-feira (21), onde prestou depoimento. Dias chegou ao local por volta das 8h45.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na quarta-feira (19), que a Polícia Federal colha o depoimento do general a respeito de imagens veiculadas pela CNN Brasil, nas quais o militar aparece circulando nas dependências do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro. Naquele dia, criminosos invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes.
Nas gravações é possível ver, além de Gonçalves Dias, militares do GSI, que são responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto, guiando os invasores para portas de saída, em clima ameno.
Após a divulgação dos vídeos, Gonçalves Dias pediu demissão do cargo. É a primeira baixa no alto escalão do governo Lula, pouco tempo depois de completar 100 dias.
Continua depois da publicidade
Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.