Com o aval de quatro dos cinco conselheiros administrativos da Eletrosul, o ex-governador Paulo Afonso Vieira (PMDB) foi eleito na manhã desta sexta-feira o novo diretor-administrativo da estatal. O cargo vinha sendo ocupado por Antonio Valdir Vituri, que a partir de agora passa a ocupar somente a diretoria-financeira.
Continua depois da publicidade
– Estou muito feliz em estar de volta a Eletrosul. É um momento muito feliz da minha vida. Espero poder contribuir outra vez, apesar de saber que também vou aprender muito aqui – disse o ex-governador.
Em coletiva na manhã desta sexta-feira, a diretoria da Eletrosul também falou dos resultados de 2012 e de medidas para equilibrar as contas. No ano passado, o lucro líquido da Eletrosul bateu na casa dos R$ 65,8 milhões, resultado 13% inferior ao registrado em 2011. Para equilibrar as contas, deve ser lançado, até o final do ano, um plano de demissão incentivada (ainda não há valores definidos porque o governo federal tem de aprovar). Houve ainda o corte de todos os patrocínios institucionais, incluindo os contratos com o Avaí e o Figueirense.
– Hoje, se não tomarmos nenhuma medida, nossas despesas são maiores do que as nossas receitas. Mas nós já estamos tomando essas medidas – disse o presidente Eurides Mescolotto.
Continua depois da publicidade
A Eletrosul fala em investir aproximadamente R$ 5,6 bilhões até 2017 em novos projetos de geração e transmissão de energia e em melhorias e ampliações do atual sistema.