Ivan Soares foi o goleiro do Joinville na campanha da Copa do Brasil de 2013, que acabou com uma eliminação na segunda fase para o Santos dos Meninos da Vila comandado por Neymar e Paulo Henrique Ganso. Porém, o ex-goleiro do Jec foi destaque internacional após revelar a saída da então revelação santista para a Europa.
Continua depois da publicidade
Ex-goleiro do Jec relembra quando Neymar revelou saída do Santos
— Eu meio que fiz um pedido para ele de permanecer no gramado um pouco mais para a gente seguir o seu grande futebol e ele me disse: “Não dá mais” e foi exatamente essa frase. Eu rapidamente me virei para o vestiário e, acho que chateado por conta da desclassificação, acabei dando a entrevista com as mesmas palavras que ele me falou. Eu não tinha a noção da proporção que aquilo causaria. Depois, eu recebi ligação do mundo inteiro. O pessoal da Espanha e de Portugal querendo conversar — relembra o goleiro Ivan sobre conversa da saída de Neymar.
Veja fotos de quando o ex-goleiro do Joinville recebeu a camisa de Neymar
Continua depois da publicidade
O episódio aconteceu no fim do jogo de volta que terminou sem gols na Vila Belmiro. Porém, o Santos foi quem ficou com a classificação após vencer o Tricolor por 1 a 0 na Arena Joinville no primeiro confronto.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
— Nós fizemos um grande jogo em casa. Tivemos até as melhores oportunidades no jogo;. Se o jogo é hoje com o VAR, talvez, nós teríamos ido para os pênaltis, porque eu acho que o gol do Durval estava impedido e até gerou uns burburinhos. Se é hoje, talvez tivéssemos um pouquinhos mais de sorte na partida, mas foram dois grandes jogos, porque nossa equipe se comportou muito bem — relembra Ivan.
Além da repercussão fora do Brasil, o ex-goleiro do Joinville conta que o episódio foi um companheiro ao longo da sua carreira pelos clubes que passou porque outros torcedores relembravam do “furo” da saída de Neymar.
— Após sair do Joinville, eu fui para outros times e, quando entrava para aquecer, a galera falava: “Olha, você é o cagueta, caguetou o Neymar”. Isso foi muito engraçado — conta.
Continua depois da publicidade
Pedido da camisa para ajudar em uma boa causa
O planejamento para ficar próximo de Neymar no apito final não era apenas para guardar a camisa do jogador que seria considerado uma estrela mundial nos anos seguintes. Ivan conta que tudo começou após o pedido de uma torcedora do Joinville para ajudar na arrecadação para uma cirurgia de retirada de um tumor no cérebro.
A camisa 11 de Neymar usada no jogo foi leiloada para contribuir com a cirurgia de Angela Maria Mazotto Lohmann, que entrou em contato com o ex-goleiro do Joinville por meio das redes sociais pedindo para que ele rezasse após a descoberta do tumor e Ivan resolveu fazer além de buscar a fé. A peça foi leiloada e contribuiu para a cirurgia da torcedora do Coelho.
— De vez em quando, ela ainda me manda mensagem parabenizando e continua presente. É um pessoal que sempre teve um carinho muito grande comigo desde que cheguei no Joinville, em 2011, e a minha saída, em 2015. Eles têm uma faixa na Arena Joinville com a minha foto e nome. Então, são pessoas que têm um carinho muito especial pelo meu trabalho e, de certa forma, eu não poderia deixar de ajudá-la — conta Ivan, que afirma que não sabe onde está a camisa que foi entregue após o leilão.