O clima no Centro Esportivo do Sindicato dos Mecânicos, no início da tarde de quarta-feira, durante as assinaturas das rescisões dos funcionários da Busscar era de recomeço.
Continua depois da publicidade
– Ninguém queria isso, mas tem que levantar a cabeça e seguir em frente -, disse o montador de componentes Jackson Carlos Climao, 34 anos, que trabalhava havia 12 anos na fabricante de carrocerias.
Jackson, que é casado e pai de dois filhos, vai poder contar com a ajuda financeira da mulher, que arrumou emprego há dois meses.
Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas de Joinville e Região, Nivaldo Sena, a equipe da entidade pretende fazer cem homologações de rescisões por dia até atender a todos os ex-funcionários.
Continua depois da publicidade
Após assinar os papéis, os trabalhadores são orientados a agendar um dia e horário para fazer o saque do FGTS na Caixa e a procurar o Sine para receber o seguro desemprego, a partir da próxima terça-feira.
Empresas como a Embraco e a Seguro RH estão aproveitando a reunião de trabalhadores para divulgar as vagas disponíveis e completar o quadro de funcionários.