Erasmo Marcelo Damiani é o novo coordenador das categorias de base da CBF. O executivo trabalhava no departamento de base do Palmeiras desde fevereiro de 2012. Antes ele trabalhou na do Figueirense e foi gerente de Futebol do clube.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícias sobre o Figueirense
::: Confira a página especial do Campeonato Catarinense
Ele vai substituir Alexandre Gallo, que por enquanto permanecerá como técnico do time sub-20, que entre maio e junho disputará o Campeonato Mundial, na Nova Zelândia. A chegada de Damiani já rendeu mudanças em comissões técnicas das seleções de base. A comissão da seleção sub-20, com exceção de Gallo, foi desfeita. Também foi demitido Cláudio Caçapa, técnico da seleção sub-15.
Continua depois da publicidade
Não houve mudanças na seleção sub-17 porque o time está em fase final de preparação para o Sul-Americano do Paraguai, que começa em março.
– Estou fazendo uma reformulação com base na meritocracia, com currículo na mesa – disse o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi.
A cúpula da CBF entendia que era inviável Gallo acumular as funções de coordenador e de técnico do time olímpico (sub-23) e da equipe sub-20. Por enquanto, Gallo também deve ficar como treinador do time olímpico e na próxima semana deve fazer uma convocação para realizar amistosos no fim de março, aproveitando a data-Fifa de 23 a 31 do próximo mês.
Continua depois da publicidade
Outra situação que incomodava a diretoria de seleções da CBF era o fato de os treinadores das equipes de base serem muito próximos a Gallo, amigos da época em que era jogador. Por isso Rinaldi disse que os próximos treinadores serão contratados com a avaliação de currículo.