O grupo extremista Frente Fateh al Sham, ex-facção síria da Al-Qaeda, anunciou nesta segunda-feira a morte de um de seus dirigentes em um bombardeio da coalizao liderada pelos Estados Unidos, em um comunicado em sua conta no Telegram.
Continua depois da publicidade
“Ahmed Salama, conhecido como Abu Faraj, o egípcio, membro do conselho da shura [conselho consultivo] caiu como um mártir depois de um ataque aéreo da coalizão internacional a oeste da província de Idleb”, noroeste da Síria, informou em um comunicado.
Anteriormente, o Pentágono informou que um ataque aéreo americano dirigido contra um “proeminente” membro da Al-Qaeda na Síria foi realizado nesta segunda-feira.
“Podemos confirmar que tivemos como alvo um proeminente membro da Al-Qaeda na Síria, e estamos avaliando os resultados da operação neste momento”, disse o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.
A notícia do ataque coincidia com relatórios de fontes regionais e anúncios em redes sociais de que o egípcio Ahmed Salama Mabrouk, conhecido também por seu nome de guerra, Abu Faraj, teria sido morto.
Continua depois da publicidade
Davis disse, no entanto, que não podia falar sobre a identidade do objetivo até que o Pentágono confirmasse o sucesso do ataque.
“Cada vez que eliminamos um líder prominente da Al Qaeda, perturbamos e reduzimos seu domínio e controle, e detemos sua expansão”, acrescentou.
Mabruk nasceu em 1956, na província egípcia de Guiza.
Era conhecido como um veterano líder da Al-Qaeda e o comandante da Frente Fateh al Sham, a antiga facção da Al-Qaeda na Síria, a Frente al Nusra.
ram/feb/es/age